Sala do Empreendedor leva informações a entidades de classe
Atualizado em 28/03/2018 - 19:02
Novos procedimentos para alvará  28 03 2018
Os representantes das associações conheceram as ferramentas para agilizar a abertura de empresas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Cerca de 100 profissionais de entidades de classe da construção civil, contabilidade, setor imobiliário, engenharia e arquitetura, comércio e serviços participaram nesta quarta-feira (28) de um encontro promovido pela Prefeitura de São José dos Campos no Cefe (Centro de Formação do Educador). O principal objetivo foi uniformizar e integrar as informações para esses setores, que atuam direta ou indiretamente com a abertura de empresas, locação de imóveis, obras e construções comerciais.

Estiveram presentes representantes da Assecon (Associação das Empresas Contábeis), Asseivap (Associação das Empresas Imobiliárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Rede Imobiliária São José, Rede Brasil de Imóveis, Secovi (Sindicato da Habitação), Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Creci (Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis), ACI (Associação Comercial e Industrial), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos), CAU (Conselho dos Arquitetos e Urbanistas) e Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares).

Dentre os temas abordados, estavam os novos procedimentos para a abertura de empresa e obtenção de alvará de funcionamento no município, orientações sobre as regras vigentes de zoneamento, consulta online de habite-se, apresentação das ferramentas disponíveis na plataforma digital para que o empreendedor efetue consultas e obtenha as certidões necessárias ao licenciamento da atividade.

Os gestores da Prefeitura destacaram as medidas realizadas no último ano para modernização e simplificação dos processos na Sala do Empreendedor, que fizeram a cidade atingir a marca do menor tempo para abertura de empresa, de 1 dia para atividades de baixo impacto, indicador medido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Parcerias com instituições como Assecon e Sebrae também estão contribuindo para ampliar o atendimento ao microempresário e contribuir para a profissionalização.

Também foram apresentadas as modernizações em andamento, como o protocolo digital, em fase de testes na Prefeitura, e a integração de dados com a plataforma VRE (Via Rápida Empresa), da Jucesp, para emissão de inscrição municipal.

A interface e parceria com as entidades e profissionais são essenciais no processo de melhoria contínua dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor. O município tem a missão de ser um incentivador e apoiador do desenvolvimento econômico sustentável, que gera riqueza e resulta em benefício ao cidadão.

O presidente da Asseivap, Marcos Vasconcelos, destacou que é extremamente positivo o diálogo entre o poder público e as empresas. "Nós, profissionais, atendemos no dia a dia, buscando alternativas para que todos se encaixem corretamente dentro do que pode ou não pode ser feito. E se a gente tem técnicos qualificados, como os que a Prefeitura está disponibilizando, a gente minimiza problemas, fazendo com que as coisas aconteçam, para que a cidade caminhe para frente e dentro da legislação.”

A delegada municipal do Creci, Sirlene Dias, elogiou a iniciativa. “O que eu vejo neste encontro é uma grande parceria que a gente precisa mesmo. A Sala do Empreendedor vem se aperfeiçoando, e é uma ferramenta importantíssima para o corretor de imóveis, que está para agregar na vida do cliente. Se o profissional tem todas essas ferramentas à disposição, ele pode utilizá-las junto com a Prefeitura e com todos os órgãos, e isso é muito positivo. Todos ganham com esta integração.”

Janaína Graciolli, da Valecon Contabilidade e integrante da Assecon, disse que tem acompanhado as melhorias implementadas na Sala do Empreendedor. “A equipe está de parabéns porque a gente percebe que o prazo diminuiu muito. O que levava dias hoje leva horas. Realmente a gente pode comprovar que houve todo um esforço da gestão para as melhorias que solicitamos. A reunião de hoje mostra o cenário que teremos daqui a 60 dias. Os novos procedimentos vão ajudar a cortar caminho na abertura de empresas. E é importante colocarmos estes prazos no plano de negócio dos clientes.”

Sala do Empreendedor

• Paço Municipal