População aprova UBS Resolve no bairro Campos de São José
Atualizado em 28/03/2018 - 17:08
Ubs Resolve Campos de São José. 28-03-2018
A UBS Campos de São José é a 11ª unidade a trabalhar no conceito UBS Resolve - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde Campos de São José, na região Leste de São José dos Campos, começou a atender nesta quarta-feira (28) dentro do conceito do programa UBS Resolve, beneficiando diretamente 25 mil usuários cadastrados. A previsão é realizar 550 exames laboratoriais por mês no local.

Essa já é a 11ª UBS a trabalhar neste modelo, a terceira neste ano. Até o final de 2018, a meta da Prefeitura é implantar o programa em 20 unidades do município.

Francinara Araujo Oliveira, de 21 anos, moradora do bairro, foi uma das primeiras pacientes a coletar o sangue para exames laboratoriais. “É muito melhor a coleta ser na UBS. Com isso, a gente economiza na passagem de ônibus. Foi uma boa iniciativa da Prefeitura.”

Para Marlene Gonçalves Pereira, 50 anos, também moradora do Campos de São José, a medida evita o deslocamento para outro bairro onde se localiza o posto de coleta do Valeclin. “Ajuda muito os moradores”, afirmou.

A UBS Campos de São José trabalha no modelo de Estratégia Saúde da Família, composta por quatro equipes. Cada uma tem um médico generalista, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários, com carga horária de 40 horas semanais.

Com o programa UBS Resolve, as unidades passam a realizar a coleta de material para exames laboratoriais no próprio local. O serviço é feito próximo ao retorno da consulta, o que garante mais efetividade do resultado quando for analisado pelo médico.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBSs também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas.

Unidades onde funciona o programa

• Eugênio de Melo
  • Jardim São José 2