Celebração solidária de Páscoa nas escolas agrada alunos e pais
Atualizado em 28/03/2018 - 17:21
Celebração de Páscoa na Escola Municipal  Hélio Bevilacqua Jd Nova República  28 03 2018
Na Escola Municipal Hélio Bevilacqua, a comunidade escolar preparou um lanche comunitário - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos, professores, familiares e a equipe gestora da Escola Municipal Hélio Bevilacqua, no Jardim República (região sul), tiveram momentos de solidariedade e partilha durante a celebração da Páscoa na unidade. A comunidade escolar arrecadou mais de 400 caixas de chocolate e preparou um lanche comunitário para comemorar a data nesta quarta-feira (28).

No pátio lotado com quase 400 alunos dos anos iniciais, o clima era de festa e união. Toda a escola estava decorada para a celebração pascal. Alunos e educadores vestidos de coelhinhos da Páscoa foram recebidos por uma mesa repleta de lanche para a confraternização.

A mensagem do dia foi clara e simples: fazer o bem sem olhar a quem. E o momento foi propício para interação entre os alunos, com a reflexão de todos a respeito do valor da partilha, como observou a aluna Maria Clara Ramos de Faria, de 11 anos, que estuda no 6º ano. “As crianças menores, do 1º ano, podem aprender, participando pela primeira vez dessa comemoração com a gente. Um pode ensinar o outro sobre a partilha dos chocolates, dos lanches. Poder reunir a escola inteira é muito bom."

“Esse momento é especial porque saímos das salas para comemorar e dividimos tudo, todo mundo gosta e se diverte", concordou a colega de sala Joyce Soares dos Santos, também de 11 anos.

Um grupo de mães ajudou nos preparativos para a festa e esteve presente durante a comemoração. Para Viviane Leite Martins, mãe do aluno Kellvyn Henrique Machado Martins, do 2º ano, a parceria entre família e escola é necessária e faz a diferença na educação dos filhos. “É muito bom podermos participar e ensinar a doar. Sempre estamos aqui. A escola é aberta para nós. E essa parceria faz toda diferença no dia a dia.”

“Acho importante para os alunos entenderem e vivenciarem esses momentos. Participando junto, nós colocamos nosso amor de mãe e mostramos que é importante eles manterem os sonhos de criança, de acreditar no coelhinho de Páscoa, por exemplo, e de também acreditarem na solidariedade”, comentou Shirley da Silva Gabriel, mãe dos alunos Matheus (9º ano) e Emilly (2º ano).

Diversas escolas da rede municipal de ensino de São José dos Campos celebraram a Páscoa com os alunos e as equipes nesta quarta-feira. Entre as atividades ocorridas, houve distribuição de chocolates e bombons, dinâmicas, palestras, círculos de partilha e momentos de reflexão sobre o sentido da data e valores humanos como união, respeito e paz.

As ações realizadas têm como objetivo comum reforçar a partilha e o sentimento de cidadania e solidariedade entre crianças, adolescentes, jovens e estudantes da Educação para Jovens Adultos e educadores.