Sala do Empreendedor terá encontro com empresários
Atualizado em 27/03/2018 - 16:30
Atendimento na Sala do Empreendedor
Entre os assuntos a ser abordados, estão os novos procedimentos para a abertura de empresa - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar, por meio da Sala do Empreendedor, um encontro com entidades de classe e empresários dos segmentos de construção civil, contabilidade, imobiliário, engenharia e arquitetura. O evento, aberto a todos os interessados, será nesta quarta-feira (28), das 9h às 12h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana).

Trazer orientações importantes para os setores que atuam direta ou indiretamente com a abertura de empresas, locação de imóveis, obras e construções comerciais. Esse é o principal objetivo da reunião.

Entre os temas a ser abordados no encontro, estão os seguintes: novos procedimentos para a abertura de empresa e obtenção de alvará de funcionamento no município, orientações sobre as regras vigentes de zoneamento, consulta online de habite-se, apresentação das ferramentas disponíveis na plataforma digital para que o empreendedor efetue consultas e obtenha as certidões necessárias ao licenciamento da atividade.

A Sala do Empreendedor é a porta de entrada para os novos negócios na cidade. Por isso a importância de uniformizar as informações com esses setores que conectam a cadeia produtiva.

Em dezembro a Sala do Empreendedor atingiu o tempo médio de abertura de empresa em 1 dia para atividades de baixo impacto, medido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), marca atingida a partir da simplificação de processos, reestruturação administrativa e integração de dados. A desburocratização e o atendimento pelas plataformas digitais disponíveis são fatores fundamentais que têm contribuído para a rapidez de tempo mínimo de resposta, dinamizando a atividade econômica no município.

Grande parte das empresas, por causa do baixo impacto das respectivas atividades, conseguem efetuar a abertura e o licenciamento das atividades exclusivamente pela internet.

Números

Em 2017 foram abertas 5.820 empresas no município ante 5.112 em 2016. Um crescimento de 13,84%. Desse universo, 2.968 (51%) são microempresas ou negócios de pequeno porte.

Durante o ano passado, a Sala do Empreendedor efetuou mais de 64.418 atendimentos: 49.400 online e 15.018 presenciais, entre solicitações de consulta de viabilidade, inscrição municipal, licenciamento e emissão de certidão de zoneamento de pessoa jurídica.

Sala do Empreendedor

Criada em 1997, a Sala do Empreendedor atende microempreendedores que queiram abrir ou formalizar o negócio e pequenos, médios e grandes empreendedores.

Analisa a viabilidade e concede licenciamento para abertura e regularização de empreendimentos, emissão de inscrição municipal, alvará de funcionamento, certidão de zoneamento para pessoa jurídica, verificação de processos administrativos, orientação do regramento legal, por meio de plataforma integrada com órgãos estaduais e federais envolvidos no processo de registro.

O serviço funciona no 4º andar do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h, sem interrupção no horário de almoço. Telefone de contato: 3947-8478 ou 3947-8494.