Coleta seletiva completa um ano com mais qualidade e 100% de atendimento
Atualizado em 26/03/2018 - 15:29
Coleta Seletiva 1 Ano - 26-03-2018
Além da qualidade no atendimento, o serviço chegou a mais 50 bairros, atingindo 100% da área urbana de todas as regiões da cidade desde dezembro do ano passado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A coleta seletiva feita diretamente pela Urbam (Urbanizadora Municipal) completa um ano, nesta terça (27), com resultados positivos para a população. Além da qualidade no atendimento, o serviço chegou a mais 50 bairros, atingindo 100% da área urbana de todas as regiões da cidade desde dezembro do ano passado.

O reflexo também é percebido pelo volume coletado. Nos meses de novembro e dezembro de 2016, o volume de materiais recicláveis coletados foi de 684 toneladas e 659 toneladas, respectivamente. A média atual é de 1.200 ton/mês.

O aposentado Sebastião de Freitas, morador da rua Juriti, no Residencial Tatetuba (região leste), elogiou o serviço da coleta. “No último ano o serviço está 100%. Antes faltava caminhão e eles não faziam regularmente. Só tenho a agradecer aos coletores dos recicláveis e também da coleta orgânica. São nota dez”.

“Antes não havia dia e horário certos da coleta seletiva. Agora passa no horário certinho. Só não coloca os materiais recicláveis para fora, quem não quer”, destacou o metalúrgico Richard dos Santos Moura, morador do bairro Novo Horizonte (região leste). Ele estava visitando o pai na Vila Tatetuba. “Tanto aqui quanto lá no meu bairro, o caminhão passa no horário certo”.

As consultas sobre os dias e horários que as coletas seletiva e comum passam nas ruas, podem ser feitas pelo site: www.urbam.com.br . As reclamações sobre a coleta seletiva e coleta comum devem ser feitos pela Central 156.

Conscientização ambiental

As equipes de educação ambiental da Urbam realizam, diariamente, o trabalho de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos. Esta semana, uma equipe está orientando os moradores dos bairros Residencial União, Gazo e Parque dos Ipês (região sul). Estes bairros passaram a ter coleta seletiva em dezembro do ano passado.

Estudantes participam do Lixo Tour, onde conhecem todo o tratamento dos resíduos feito na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Para as crianças de pré-escola, a orientação é feita por meio de teatro de fantoches.

As empresas e entidades também podem solicitar palestras ou exposição de peças do Museu do Lixo e de objetos feitos com materiais recicláveis.

As orientações têm o objetivo de estimular os moradores a separar e disponibilizar os materiais recicláveis nos dias e horários corretos da coleta seletiva. Além disso, eles recebem informações sobre os materiais, como entulho e móveis velhos, que devem ser levados aos PEV`s (Pontos de Entrega Voluntária), entre outras informações necessárias para manter a cidade limpa e com qualidade de vida para todos.