Alunos e professores participam de oficina de produção de roteiro
Atualizado em 27/03/2018 - 15:03
Programa de Revitalização de Nascentes  / Pq da Cidade 13 03 2018
Alunos e professores da rede municipal irão exercitar a criatividade para produção de roteiros - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Estudantes e professores das 16 escolas da rede municipal participam, nesta terça-feira (27), de uma oficina de produção de roteiro, como parte do projeto de educomunicação do Programa Revitalização de Nascentes. A oficina acontece no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Casa do Café), av. Olivo Gomes, 100, Santana, região norte.

Na parte da manhã, das 8h30 às 11h30, a oficina será realizada para um grupo de aproximadamente 30 alunos dos anos finais do ensino fundamental, e, na parte da tarde, das 14h30 às 16h30, para um grupo de 30 professores. As atividades serão coordenadas pelos educadores ambientais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e duas especialistas da área.

A educomunicação é um componente pedagógico do Programa Revitalização de Nascentes, por meio do qual professores e alunos são estimulados a utilizarem a linguagem audiovisual como instrumento de informação e sensibilização sobre a preservação das nascentes.

O projeto contempla uma sequência de formações para a produção audiovisual que serão desenvolvidas durante o ano, envolvendo oficinas práticas de produção de roteiros e de curta-metragens com professores e alunos, além de conceitos e vivências sobre a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos. O resultado deste trabalho culminará na realização da 5ª Mostra de Vídeos Ambientais.

O projeto de educomunicação socioambiental do Programa Nascentes conta com o apoio da Agevap (Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), que disponibilizou o recurso de R$ 119 mil para financiamento das ações, provenientes da cobrança pelo uso da água, a partir de um edital em que a Prefeitura de São José dos Campos foi contemplada.

Educomunicação

A Educomunicação é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea) e tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdo e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade.

Entre 2010 e 2014, o trabalho desenvolvido com crianças e jovens no âmbito do Programa Revitalização de Nascentes resultou na produção de 70 curta-metragens de cunho socioambiental, entre documentários, ficções, animações e outros gêneros e na realização de 4 Mostras de Vídeos e um Festival Regional.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

A escola sempre foi o principal canal de sensibilização do Programa, com o envolvimento de estudantes e professores das escolas do entorno em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×