300 educadores terão treinamento sobre uso da tecnologia
Atualizado em 26/03/2018 - 17:32
Os professores podem propor atividades adequadas para cada aluno, de acordo com o seu desempenho
Formações no Ledi preparam educadores da rede para uso das tecnologias em sala de aula com alunos - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 370 professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos vão participar de formações sobre o uso da tecnologia no Laboratório de Educação Digital Prof. Eduardo Augusto Fernandes (Ledi), que fica no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte. Os treinamentos acontecem a partir desta terça-feira (27), durante Horário de Trabalho Coletivo (HTC), e têm como finalidade unificar e ampliar a formação contínua dos professores. 

Este primeiro treinamento será voltado aos docentes do ensino fundamental e da educação infantil que ainda não participaram de nenhum curso na área digital. As formações acontecem durante todo o mês de abril e serão divididas por turmas. Além de formação de professores, o Ledi tem apoiado, de forma inovadora, o uso de tecnologia na eleição dos conselhos escolares e dos grêmios estudantis. 

Inovação

Desde 2017, o Ledi passa a contar com uma estrutura ampla e mais completa. O espaço conta com dois laboratórios de informática equipados com 106 computadores conectados à internet, mais de 240 tablets para uso durante os treinamentos, salas com projetores interativos e um setor de informática, responsável pelo suporte técnico dos equipamentos.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, o Laboratório deve contribuir para a implantação do uso de tecnologias digitais no processo educacional e na promoção da cultura digital na sociedade. No ano passado, o espaço recebeu mais de 20 formações sobre tecnologia para professores, além de oficinas de métodos inovadores para educadores. O espaço também contribuiu na aplicação de avaliações online, com resultados imediatos do desempenho dos alunos, e em mais de dez projetos da rede. Entre os projetos desenvolvidos estavam o uso da plataforma Khan Academy, o Programa Globe, da Nasa, o Fórum de Educação e o Empreende 2017.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×