Programa Revitalização de Nascentes ganha novos parceiros
Atualizado em 23/03/2018 - 18:13
Plantio de Árvores dia da Agua  22 03 2018
O Rotary Club Oeste vai contribuir com a revitalização de uma nascente no Jardim Guimarães, região norte - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Programa Revitalização de Nascentes, da Prefeitura de São José dos Campos, ganhou novos parceiros nesta sexta-feira (23). Durante cerimônia realizada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, o Rotary Club Oeste de São José dos Campos formalizou um protocolo de intenções para revitalização de uma área de nascente no Jardim Guimarães, na região norte.

A cerimônia fez parte da Semana da Água, programação municipal que reúne uma série de encontros, diálogos, oficinas e ações, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade e a integração de atores sociais, iniciativas e projetos que tratam da proteção e manutenção dos recursos hídricos, essenciais à vida na Terra.

Durante o evento, os membros do Rotary assistiram a uma apresentação sobre o histórico do Programa Revitalização Nascentes, que desde 2006 promove a revitalização de 33 nascentes urbanas que contribuem para formação do Rio Paraíba do Sul, por meio do plantio de mudas de árvores nativas para recomposição da vegetação e da mata ciliar nas APP (Áreas de Preservação Permanente).

Os participantes também conheceram o projeto pedagógico que permeia o Programa Revitalização de Nascentes e as ações de educação ambiental desenvolvidas com professores e alunos das escolas do entorno, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação e análises de água, até os trabalhos de educomunicação e as mostras de vídeos ambientais.

Para o presidente do clube de serviços, Michel Arbex, a iniciativa vem ao encontro dos princípios da entidade. “Temos a sustentabilidade como uma das avenidas de serviços do Rotary e queríamos fazer ações nesta área. Descobrimos essa fonte de água e procuramos a Prefeitura para saber de que forma poderíamos ajudar. Além das ações de revitalização queremos envolver as crianças da escola vizinha e os moradores do entorno para participar dos cuidados com a área”, afirmou.

O presidente da Comissão de Recursos Hídricos e Saneamento do distrito 4600 do Rotary Internacional, que abrange o Vale do Paraíba e Litoral Norte, Umberto Paschoalin, destacou a relevância do programa. “O programa é extremamente importante não só para a cidade como para o Vale do Paraíba, porque você está protegendo as nascentes e aumentando a produção de água. E, paralelamente, o programa trabalha a educação ambiental “in loco” nas escolas com a conscientização das crianças”, declarou.

Outras entidades também acompanharam a assinatura da parceria, entre elas a Saviver (Sociedade Amigos de Bairro da Vista Verde). O presidente da Associação, José Raimundo Romancini, também quer atuar na proteção da nascente da Vista Verde.

“Queremos ajudar neste esforço, trabalhar com as crianças das escolas. A SAB é o verdadeiro representante da comunidade e por este motivo precisa estar envolvido em tudo o que contribuir para o bem-estar da comunidade”, apontou.

Entidades e empresas podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação das áreas. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947.8266.

Semana da Água

A programação da Semana da Água continua nesta segunda-feira (26) no distrito de São Francisco Xavier. A partir das 10 horas será realizado um diálogo sobre a importância da Bacia do Rio do Peixe para segurança hídrica da região na Biblioteca Solidária (rua 15 de Novembro, 50). O evento aberto a toda a comunidade conta com a participação de Wilson Cabral (ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Renato Lorza (Fundação Florestal) e Prefeitura.

No período da tarde, das 14h às 15h será realizado o plantio de árvores nativas na fazenda ao lado da Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards. Das 15h às 16h haverá o lançamento do projeto de análise da balneabilidade da Cachoeira Pedro David, com a primeira coleta de água no local.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade