Programa Party conscientiza alunos sobre riscos do trânsito
Atualizado em 26/03/2018 - 11:22
Projeto Party 26 03 2018
O programa é composto por palestras, dinâmicas, roda de conversa e, por último, uma visita técnica aos pacientes internados - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos, recebeu mais uma ação do projeto Party Brasil, que tem como objetivo principal conscientizar alunos do ensino médio sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. O encontro da última sexta-feira (23) reuniu 40 alunos do ensino médio da escola estadual José Vieira Macedo, do Jardim Satélite, região sul da cidade.

A ideia desses encontros é orientar sobre as atitudes coletivas para a promoção de um trânsito mais seguro, seja como pedestres, ciclistas, passageiros, motoristas ou motociclistas. O programa é composto por palestras, dinâmicas, roda de conversa e, por último, uma visita técnica aos pacientes internados, vítimas de acidentes no Hospital Municipal e no Centro de Reabilitação Lucy Montoro, onde podem vivenciar as consequências de um acidente.

O programa

O Party é uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana juntamente com outras instituições como o Hospital Municipal, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), do Corpo de Bombeiros, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da PRE (Polícia Rodoviária Estadual).

O programa O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí se expandiu para outras duas cidades paulistas, como Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 350 estudantes, entre 16 e 18 anos, em oito encontros. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.