Museu Vivo deste domingo terá artesanato, música e culinária
Atualizado em 23/03/2018 - 14:48
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Zé da Viola, como é conhecido, é um dos participantes do 'Museu Vivo' deste domingo - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos reúne neste domingo (25), pela terceira vez no ano, três representantes da cultura popular local. Eles participam de mais uma edição do Programa Museu Vivo, realizado aos domingos à tarde, entre 14h e 17h, na área externa do museu. A atividade é aberta ao público.

O encontro visa valorizar e dar visibilidade aos detentores do saber popular nas áreas do artesanato, culinária e música, permitindo que as pessoas presentes conheçam seus 'saberes' e 'fazeres', interagindo e trocando conhecimento com cada um deles. 

Uma das convidadas é Agmar Lopes de Cerqueira, de 71 anos, nascida em Aracajú (SE) e moradora em São José há nove anos. Agmar vai preparar uma ambrosia, feito à base de leite, ovos e açúcar. “Minha bisavó já fazia este doce e eu aprendi a fazer com minha mãe e minha avó”, disse.

No artesanato, a joseense Elizabete da Silva Cesar, de 61 anos, vai mostrar seu saber ao fazer peças de crochê, como tapetes, toalhas, sapatinhos e vestidos para bebê. "Eu ainda era pequena quando aprendi a técnica com minha tia avó. Ela usava barbante no lugar da linha. Com o tempo me aperfeiçoei e hoje já são mais de 40 anos fazendo crochê".

O violeiro José Soares da Silva, joseense de nascimento e conhecido como Zé da Viola, será a atração na música. Ele começou a tocar quando vivia na roça e ouvia no rádio os programas de música sertaneja. Aos poucos tentava reproduzir as músicas na viola e no violão. Hoje, é professor de viola.

O Museu do Folclore é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos que tem sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×