Gincana da Melhor Maturidade reúne mais de 450 idosos
23/03/2018 - 14:55
Gincana da Melhor Maturidade na Casa do Idoso Norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-03-2018
Gincana da Melhor Maturidade na Casa do Idoso Norte - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Música, teatro, oficina de flores, homenagem ao mês da mulher, juramento e muita, mas muita animação. Foi assim, em clima de festa, que mais de 450 idosos, participaram nesta sexta-feira (23) da Gincana da Melhor Maturidade na Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana).

Já que o lema é animação, Maria das Dores Tenório, 71 anos, do bairro dos Freitas, mais conhecida como Dorinha, não poderia ficar de fora. Frequentadora há um ano da Casa do Idoso Norte, ela disse se sentir a vontade e muito feliz. “Eu andava muito ‘murchinha’, muito para baixo. Depois que comecei a frequentar a Cada do Idoso passei a me sentir muito bem. Aqui é só alegria, a saúde melhorou, me sinto mais ativa, um escândalo (risos). Eu esqueço até do mundo lá fora. Quando piso aqui dentro é uma injeção de ânimo”, afirmou.

Com o tema “Agora é que são Elas”, o ponto alto foi a caracterização, com direito a apresentação teatral para homenagear quatro ícones femininos do cenário nacional: Hebe Camargo, Chiquinha Gonzaga, Elis Regina e Dercy Gonçalves, em comemoração ao mês da mulher. “É muito importante essa homenagem às mulheres porque ainda temos muitas coisas atrasadas, precisamos progredir nesse sentido”, disse Cecília de Fátima Garcia de Oliveira, 62 anos, do bairro do Turvo que completou, “por mim não saia mais daqui de dentro da Casa do Idoso. Fiz novas amizades, não sinto mais dores. Por aqui, é só alegria”.

As equipes mistas, compostas por frequentadores das quatro unidades da Casa do Idoso, divididas nas cores verde, vermelho, amarelo e azul, participaram ainda de uma competição para produzir flores para enfeitar os cabelos e da arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e campanha do agasalho que também contabilizaram pontos para as equipes.

A Gincana, que começou em fevereiro e segue até o mês de outubro, quando se comemora o Mês Internacional do Idoso, segue com as provas culturais, esportivas, artísticas e de nutrição, sendo cada mês abordado um tema diferente.

No próximo mês, por exemplo, a unidade sorteada para receber a Gincana da Melhor Maturidade foi a Casa do Idoso Centro, com o tema Super Chef, uma disputa entre os grupos para escolher quem prepara o prato mais saudável, que irá acontecer de 23 a 27 de abril.

Hoje, as quatro Casas atendem, mensalmente, cerca de 6.000 idosos.

Os interessados em participar das provas precisam fazer a inscrição, gratuitamente, na unidade que frequenta. A coordenação é da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

 

Placar final de março

Oficinas de confecção de flores e caracterização das personagens homenageadas = 100 pontos para cada equipe

Arrecadação de alimentos

Equipe Vermelha 133 quilos = 233 pontos

Equipe Azul 125 quilos = 225 pontos

Equipe Verde 104 quilos = 204 pontos

Equipe Amarela 71 quilos = 171 pontos

Solidariedade

Equipe Vermelha sai na frente com 233 pontos nesse mês. O total de alimentos arrecadados 433 quilos que serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade no próximo dia 2 de abril e serão destinados às entidades sociais.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão