Delegação joseense embarca para final estadual do Jori
Atualizado em 23/03/2018 - 14:54
Jori Embarque da delegação de São José
Comitiva joseense terá 44 atletas, sendo 17 mulheres e 27 homens, que irão a cidade de Praia Grande, no litoral sul paulista - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos, apoiada pela Prefeitura, começa a caminhada neste fim de semana para a fase final estadual da 22ª edição do Jori (Jogos Regionais do Idoso).

O evento acontecerá na cidade de Praia Grande, no litoral sul paulista, e é organizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Ao todo, a comitiva joseense terá 56 pessoas, sendo 44 atletas (17 mulheres e 27 homens) e o restante do corpo de dirigentes e apoio. O embarque para a competição acontecerá na Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2.601 – Bosque dos Eucaliptos), em dois dias.

No sábado (24), sairão os atletas da modalidade de coreografia com a comissão técnica, às 11h. Já no domingo (25), às 8h, será realizada a saída das outras seis modalidades que se classificaram em 1º ou 2º lugares na fase regional, que aconteceu em São Sebastião, no Litoral Norte.

Toda a delegação ficará alojada na Colônia de Férias dos Têxteis de Santo André (Avenida dos Sindicatos, 1.136 - Vila Mirim). O retorno da competição está programado para a próxima quinta-feira (29).

O município será representado nas seguintes modalidades: atletismo masculino (categorias C, D, E e F), coreografia misto, damas masculino e feminino, natação masculino (categorias A e D e feminino categoria G), tênis masculino e feminino, tênis de mesa masculino e voleibol adaptado masculino.

Mais 200 cidades do Estado de São Paulo, estão classificadas para a competição. Cerca de 3 mil atletas devem participar das disputas. Esta é a terceira vez (2005, 2007 e 2018) que Praia Grande sedia a fase final do JORI. A cidade também recebeu por três vezes (1997, 2015 e 2017) a etapa classificatória da competição.

Nos Jogos Regionais do Idoso algumas modalidades têm disputas subdivididas em categorias. Para o atletismo e a natação são reservados sete tipos de provas. Para a dança de salão, tênis, tênis de mesa e voleibol adaptado tem duas categorias. Na edição de 2017 foi incluída a categoria “G” no atletismo e na natação, ou seja, voltado para pessoas com idade acima de 90 anos (nascidos a partir de 1925).