2.500 crianças da Fundhas assistem teatro de sombras
Atualizado em 23/03/2018 - 14:28
Teatro de Sombra O Rouxinol e o Imperado março 2018
Crianças da unidade Embraer assistem a peça de 'O Rouxinol e o Imperador da China' - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) vão receber, em suas unidades, uma adaptação para o teatro de sombras de “O Rouxinol e o Imperador”, obra de Hans Christian Andersen, que aborda a amizade entre um rouxinol e o imperador da China, cercada de ambição e ganância. A programação segue nos dias 26 a 28 de março, com sessões às 9h e às 13h30.

A expectativa é que mais de 2.500 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, sejam beneficiados com a apresentação teatral.

O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, em que se conta a história através da manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela. O objetivo é fazer com que o espectador veja apenas as sombras que se formam durante o desenrolar do enredo.

Iago da Silva, 10 anos, aluno da unidade Embraer, contou que foi muito divertido ver pela primeira vez o teatro de sombras e, principalmente, aprender a respeitar os animais. “A peça ensina que não devemos judiar dos animais e ensina também que quem faz coisa ruim, recebe coisa ruim como foi o caso do ministro que mentiu e perdeu a confiança do rei”, disse.

A apresentação faz parte do Projeto Teatro Cidadão, desenvolvido por educadores de teatro César Guirão e Adriano Rodrigues, e tem com o objetivo utilizar a arte como ferramenta para a emancipação do indivíduo. Através de clássicos, de forma lúdica, é possível apresentar conceitos que levem os espectadores a refletirem sobre temas comuns como a natureza, o amor, a cidadania e o respeito à diversidade, entre outros.

As práticas do Teatro Cidadão estão embasadas na linha de pensamento do caráter transdisciplinar da educação, defendido pelo sociólogo Edgar Morin e utiliza jogos teatrais propostos por Viola Spolin, que defende o aprendizado através da experiência lúdica e reflexiva.

Programação:

Dia 26 - Unidade Monsanto

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3346 – Limoeiro

 

Dia 27 - Unidade Petrobras 

Rua Alexandre Souza Roberto, 20 – Campos de São José

 

Dia 28 - Unidade Jardim Paulista

Rua Ana Gonçalves da Cunha, 351 – Jardim Jussara

 

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas