São José participa do Fórum Mundial da Água em Brasília
Atualizado em 22/03/2018 - 15:16
Fórum Mundial da Água 22 03 2018
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma instituição internacional que reúne cerca de 400 órgãos - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, está presente nesta semana no 8º Fórum Mundial da Água (FMA) que acontece até sexta-feira (23), em Brasília (DF). O Fórum é considerado o maior evento global sobre a temática da água, realizado pela primeira vez em um país do Hemisfério Sul.
Um dos objetivos é conhecer experiências e casos de sucesso de outras partes do mundo que indiquem caminhos de articulação regional mais efetivos para cooperação e gestão sustentável da água, tendo em vista que o Jaguari, um dos principais reservatórios de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul, se destina hoje ao abastecimento de três regiões metropolitanas: RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Região Metropolitana de São Paulo e Região Metropolitana do Rio de Janeiro, envolvendo mais de 20 milhões de habitantes. O foco é buscar oportunidades que promovam os desenvolvimentos social e econômico regional, assim como o bem-estar das populações das áreas que foram o reservatório Jaguari.
A recente transposição das águas do reservatório para abastecer a Grande São Paulo impacta 48% do território municipal, especialmente na Bacia do Rio do Peixe, zona norte do município, crucial para segurança hídrica da região. Neste sentido, o município vem promovendo um conjunto de políticas públicas de proteção e restauração florestal, pagamento por serviços ambientais e saneamento rural, visando a proteção deste manancial de abastecimento hídrico.
A partir do contato com outras lideranças, a perspectiva é também conhecer experiências exitosas no mundo sobre revitalização de córregos urbanos e trazer contribuições para o Plano Diretor do município, de modo a traduzir conceitos sustentáveis em uma legislação moderna que contemple a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.
Startup representa o município
A Startup de São José dos Campos O2Eco também representa a cidade no Fórum. A empresa desenvolveu uma tecnologia inovadora voltada para a despoluição de corpos hídricos e tratamento de efluentes e foi uma das três empresas brasileiras patrocinadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ter um estande no Centro de Exposições. A empresa também participou da competição de startups, o “Camp de Ecoinovação: Desafio Água”, promovida pela ONU Meio Ambiente e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que premiou as soluções mais criativas e sustentáveis para os problemas da água nas áreas de indústria, cidades e agricultura. A startup foi uma das 10 finalistas entre 150 startups inscritas e 3 mil ideias apresentadas.
“A gente tem um orgulho muito grande em estar aqui e ser de São José dos Campos. São José está se destacando muito no segmento de inovação. Eu e meu sócio crescemos na cidade, chegamos a morar cada um em outras partes do mundo, voltamos para cá e nos juntamos para deixar esse legado positivo”, disse Joel de Oliveira, sócio-fundador da empresa.
Fórum
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma instituição internacional que reúne cerca de 400 órgãos relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países.
O objetivo é promover a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores e contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.