Projeto de leitura inclusiva ajuda na acessibilidade
Atualizado em 22/03/2018 - 15:57
Oficina inclusiva na Biblioteca Cassiano Ricardo
Oficina ‘A leitura inclusiva e o livro digital DAISY', uma parceria da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo com a Fundação Dorina Nowill para Cegos - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, representada pela Assessoria de Política Pública para Pessoas com Deficiência, participa nesta quinta-feira (22) do Projeto ‘Leitura Digital Acessível’ e da Oficina ‘A leitura inclusiva e o livro digital DAISY’, uma parceria da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O objetivo foi estreitar e aprimorar as ações realizadas ao longo do ano, por meio do trabalho desenvolvido com as pessoas portadoras de deficiência, visando a inclusão social, a acessibilidade e a defesa de direitos.

O projeto permite uma perspectiva diferente de leitura, incluindo a descrição de desenhos e ilustrações para a compreensão das obras. O conteúdo programático da oficina foi dividido em três tópicos: sensibilização e desconstrução de mitos sobre a deficiência visual; a leitura inclusiva, conhecimentos sobre os livros acessíveis, suas diferenças e oportunidades; e orientações técnicas e práticas sobre o livro Daisy.

Este encontro, que começou às 9h e segue até as 18h, acontece no Auditório Ana Elisabete Martinelli Godinho da Biblioteca (rua Sebastião Humel, 110, centro).

Políticas para Pessoas com Deficiência

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas da Pessoa com Deficiência, em parceria com 11 entidades sociais, atende mais de mil pessoas com deficiência. Os trabalhos de assistência buscam, na convivência ao usuário e seus familiares, proporcionar fortalecimento de vínculo, além de desenvolver as habilidades sociais que favoreçam a eliminação de barreiras, ambientais e/ou culturais e que possam impedir o pleno desenvolvimento da cidadania.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão