Prefeitura investe na capacitação dos educadores da EJA
Atualizado em 22/03/2018 - 18:00
Seminário EJA
A formação, além de capacitar e motivar os professores, serve também como um momento de interação e troca de experiências - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O Cefe (Centro de Formação do Educador) recebeu mais de 100 educadores para o seminário da EJA (Educação para Jovens e Adultos) nesta quinta-feira (22). O seminário é mais um investimento da Prefeitura na formação e capacitação dos educadores da rede de ensino municipal.

A formação, além de capacitar e motivar os professores, serve também como um momento de interação e troca de experiências.

Para acolher os professores no seminário, um vídeo de depoimentos em que alunos agradecem o empenho e dedicação dos mestres da EJA foi apresentado. Em seguida, os professores e coordenadores da modalidade, juntamente com técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, participaram de oficinas divididas por grupos e áreas do conhecimento e também aprenderam mais sobre as características da andragogia, termo que remete ao conceito de educação voltada para o adulto. Entre os temas abordados estavam a objetividade e a experiência de vida, pontos característicos do público de alunos da modalidade.

"É muito interessante quando os alunos da EJA percebem que são ouvidos e que têm atenção, nosso trabalho é ir além do pedagógico e chegar no emocional”, disse a professora da Emef Profª Áurea Cantinho Rodrigues (região central), Kátia Sanches. Para a educadora, no processo de formação dos alunos que chegam à EJA, "metade do resultado depende dos alunos e a outra metade dos professores, e nossa parte estamos fazendo”.

500 novas vagas

Atualmente, a EJA é oferecida pela Prefeitura de São José dos Campos em dez escolas da rede municipal de ensino e atende cerca de 1.600 alunos. Neste semestre, estão disponibilizadas cerca de 500 novas vagas. As aulas acontecem no período noturno. Cada semestre no curso equivale a um ano do ensino fundamental e os alunos são avaliados conforme seu desempenho. As turmas são divididas em EJA I (do 1º ao 5º ano) e EJA II (6º ao 9º ano).

Para fazer o cadastro, o candidato interessado deverá ir até uma escola da EJA ou ligar na Central 156, informando o número do documento de identidade (RG), endereço residencial e a última série/ano no qual estudou. Após a inscrição, a escola entrará em contato com os candidatos para a realização da matrícula de acordo com as vagas disponíveis por escola.