Novas travessias elevadas melhoram a acessibilidade
Atualizado em 21/03/2018 - 10:42
Travessia elevada Rua General Augusto Eugênio de Melo    Eugênio de Melo
Desde o ano passado até agora, já foram implantadas 20 faixas elevadas em toda a cidade, aumentando a segurança dos pedestres - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta semana, os trabalhos para construção de mais uma travessia elevada na cidade. A obra está sendo realizada na rua Itatiaia, no Jardim Santo Onofre, região sudeste, próxima à Emef Profª Lúcia Pereira Rodrigues. A previsão para conclusão dos serviços é de 10 dias.
Nos últimos dias foram concluídas as travessias elevadas da rua Emílio Marelo, Jardim das Indústrias, zona oeste, e das ruas São Jerônimo e João Rodolfo Castelli, ambas no Putim, região sudeste.

Segurança do pedestre
A implantação das travessias visa aumentar a segurança do pedestre no trânsito. Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (art. 70, cap. IV), os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.
No que se refere à segurança, o pavimento elevado obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar.
Para a acessibilidade, a travessia no mesmo nível da calçada também traz melhorias uma vez que facilita o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo mães com carrinho de bebê.
Prioritariamente, as travessias elevadas são feitas em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde.
Adequações e acessibilidade
Na região leste, a abertura do canteiro central da avenida Tancredo Neves facilitou o trajeto do condutor que sai do bairro Jardim Nova Michigan pela rua Aparecida Maria Consiglio. O local agora conta com semáforo para organizar o tráfego e permitir o acesso à avenida de forma segura.
Na mesma região, seis rampas de acessibilidade foram instaladas na avenida Pedro Friggi para facilitar o acesso ao ponto de ônibus, localizado próximo a um supermercado. As melhorias proporcionaram a conexão das novas rampas com as existentes no local contribuindo para que, pessoas com mobilidade reduzida, possam transpor a via com conforto e tranquilidade.
Todas as obras estão sendo realizadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal) e integram o programa de melhorias viárias da Secretaria de Mobilidade Urbana.