Dia da Síndrome de Down é celebrado com caminhada no centro
Atualizado em 21/03/2018 - 21:22
Dia da Síndrome de Down 21 03 2018
O objetivo foi de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21), a da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e em parceria com a Asin (Associação para Síndrome de Down), realizou hoje uma caminhada no centro da cidade. O objetivo foi de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários. A ação começou às 10h na praça Dr. João Mendes, popularmente conhecida como praça do Sapo.

Pais e atendidos pela entidade participaram desse dia importante que marca a luta pela inclusão das pessoas com Down na sociedade. “Eles não querem ser mais um, mas sim incluídos de verdade. Eles estão aqui para batalhar pelos direitos e nós estamos juntos nessa caminhada há 28 anos. Graças a nossa parceria com a Prefeitura, a cada dia nos sentimos ainda mais fortalecidos para continuar. A Prefeitura sempre acreditou na gente”, afirmou Sandra Machado, presidente da Asin.

Para Johanna Prall Lara, mãe de Annelise, de 32 anos, a entidade fez e continua fazendo toda diferença na vida dela e da filha. “A Asin representa uma família para nós, porque tem hora que a gente luta, tem hora que a gente chora, assim como acontece na nossa casa. Eu acho que as pessoas com Síndrome de Down, da nossa cidade, estão bem assistidas em lugares como a Asin”, disse a mãe.

O evento foi marcado por uma caminhada envolvendo cerca de 50 assistidos, além de pais e professores da entidade que percorreram todo Calçadão (rua 7 De Setembro, centro), deram a volta dentro do Mercado Municipal e em seguida voltaram para a Asin para encerrar a atividade com um grande almoço.

Política da Pessoa com Deficiência

O trabalho desenvolvido com as pessoas portadoras de deficiência visa a inclusão social, a acessibilidade e a defesa de direitos. A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas da Pessoa com Deficiência, em parceria com as entidades sociais, busca na assistência e na convivência ao suário e seus familiares, proporcionar fortalecimento de vínculo. Além disso, visa desenvolver também as habilidades sociais que favoreçam a eliminação de barreiras, ambientais e/ou culturais, que possam impedir o pleno desenvolvimento da cidadania.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Tal condição causa mudanças nos desenvolvimentos corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus.