Crianças participam de projeto de empreendedorismo
Atualizado em 21/03/2018 - 18:05
Pedagogia do sonho
Pedagogia do Sonho vai trabalhar, de maneira lúdica, o empreendedorismo com alunos de 0 a 5 anos de idade - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Despertar e valorizar os sonhos das crianças preparando protagonistas para o futuro. Este é o objetivo do novo projeto da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, para os alunos da educação infantil. Educadores e técnicos da Secretaria se reuniram nesta terça-feira (20) para evento que marcou a inauguração do projeto Pedagogia dos Sonhos, que visa levar, de forma lúdica e didática, lições de empreendedorismo para as crianças de 4 a 5 anos.

O auditório do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) estava lotado de educadores animados para aprender mais sobre o novo projeto da rede de ensino municipal. Durante as próximas semanas, gestores e professores da Educação Infantil passarão por formações sobre empreendedorismo e, em seguida, iniciam o trabalho em sala com os alunos.

“A pedagogia empreendedora para as crianças pequenas é uma possibilidade delas acreditarem que podem sonhar. Os pequenos são ‘terra fértil’ e darão frutos em algum lugar e permitir que as nossas crianças vivenciem isso é essencial. Isso fará com que, futuramente, tenhamos um país melhor, um mundo melhor, porque elas serão os protagonistas disso”, afirmou a diretora Lilian Cristina Iansen Nunes, da região 7, que abrange escolas do Putim (região sudeste).

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, a Pedagogia dos Sonhos permite o trabalho dos valores humanos e das características empreendedoras com os alunos, despertando neles a capacidade de sonhar, contribuindo na formação do caráter de cidadãos íntegros, além de oferecer mais qualidade de vida. Atualmente, a Educação Infantil de São José dos Campos conta cerca de 28 mil crianças com idades entre 4 e 5 anos matriculadas nas 108 escolas de educação infantil, incluindo as entidades conveniadas.

Desde 2017, a Prefeitura de São José dos Campos está retomando os projetos de empreendedorismo em toda a rede de ensino municipal. Através das atividades, os alunos desenvolvem valores como o trabalho em equipe, a disciplina e o comprometimento. O trabalho vai de encontro à missão das escolas municipais de formar cidadãos com escolhas responsáveis e visão empreendedora em todos os segmentos da vida.