Caravana e Viva Melhor atraem famílias ao Parque do Santa Inês I
Atualizado em 17/03/2018 - 14:19
PROGRAMA VIVA MELHOR - Diversas atividades de bem-estar e qualidade de vida no Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira
Tradicional Rua de Lazer atraiu os olhares de crianças e adolescentes na manhã deste sábado (17) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A manhã deste sábado (17) começou agitada no Parque Sérgio Sobral de Oliveira (Rua Ricardo de Paiva Vieira, 219 – Santa Inês I), na região leste de São José dos Campos. Mesmo com o tempo nublado, pais e filhos acordaram mais cedo para buscarem qualidade de vida e uma chance no esporte de rendimento.

O local recebeu, paralelamente a Caravana Seletiva do Atleta Cidadão, o programa Viva Melhor, ambos promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos. Muitas famílias estiveram no parque para participar das atividades gratuitas.

Foi o caso de Neymar Pereira, 39 anos, morador do Jardim das Indústrias, na região oeste, que foi acordado bem cedo pelo filho Murilo, 11 anos, que participou dos testes de futebol para a categoria sub-12. Eles souberam da Caravana por meio da escola municipal Sebastiana Cobra, onde o menino estuda, e chegaram duas horas antes do horário programado.

“Ele nem dormiu direito, foi a semana toda esperando o dia e acordava de hora em hora esperando chegar (o momento da seletiva). Tanto que começou 11h e ele me fez vir às 9h”, contou o pai.

Perto dali, na quadra poliesportiva da escola estadual Xenofonte Strabão de Castro, Fernando e Josiane Rodrigues, 39 e 31 anos, respectivamente, observavam atentos aos movimentos da filha Fernanda, de 13 anos, que tentava uma vaga na equipe de handebol do Atleta Cidadão.

Segundo eles, a menina, que também é apaixonada por futebol, começou a treinar no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras, na zona leste, há oito meses. Desde então, a paixão pela modalidade só cresceu. “Ela já fez vôlei e várias outras coisas, mas aí começou o handebol no poliesportivo e falou que era o sonho dela agora ela está correndo atrás”, afirmou a mãe Josiane.

Até o fim da tarde deste sábado, o Parque Ecológico terá peneiras para outras cinco modalidades: futsal, futebol, basquete, karatê e atletismo. Confira aqui os horários e faixas etárias.

Qualidade de vida

Entre os espaços para as seletivas, foi montada toda a estrutura do Viva Melhor, que contou com orientação nutricional, roda de capoeira, Rua de Lazer e oficina de pipa.

A programação atraiu a atenção de Thiago Douglas Santos, 33 anos, que compareceu ao Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira com o filho João Pedro, 8 anos, e com a própria mãe Maria Aparecida Santos, 56 anos.

“Dou parabéns pela iniciativa, porque realmente precisamos demonstrar mais para o povo o calor humano. Hoje em dia é uma cultura de ficar apenas em casa, mexer com a tecnologia. A gente precisa sair de casa, ver pessoas, caras novas e incentiva mais as crianças”, disse Thiago.

O morador do Jardim Santa Inês I completou a fala com nostalgia. “Eu quando era criança também sempre participava de atividades da Prefeitura, eventos em praças, principalmente. Hoje estamos resgatando como era antigamente”.

No início da manhã, aconteceu também o treinão de corrida ministrado pelos professores Carlos Max e Andreza Vilasboas. Em seguida, foi realizada uma atividade de funcional cross, que usa o peso do corpo e o espaço disponível para a prática desportiva.

Para a pernambucana Priscila Ziller, 32 anos, que pratica atividades físicas no Centro Poliesportivo João do Pulo e no Centro da Juventude, ambos na região sul, as aulas abertas promovidas pelo Viva Melhor “atraem pessoas que não conhecem as atividades que têm em São José dos Campos”.

A próxima edição do programa Viva Melhor está marcada para 14 de abril, no Parque da Cidade (Avenida Olivio Gomes, 100 – Santana), na região norte.