Programa “Coalizão São José” entregou 60 certificados nesta quinta
Atualizado em 16/03/2018 - 11:01
Coalizão  Casa do Idoso Sul 15 03 2018
Na região sul, o programa conta com a participação da Sociedade Amigos de Bairros, igrejas, escolas e outras iniciativas que trabalham nessa frente - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na noite desta última quinta-feira (15), a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, entregou certificados para 60 pessoas que participaram do curso intensivo do Programa "Coalizão São José". A cerimônia foi realizada na Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2.601 - Bosque dos Eucaliptos).

Ajudar a comunidade, fazer a diferença na vida de jovens mostrando um caminho sem o uso de drogas. Esse é o objetivo do Rodrigo Rodrigues da Silveira, 38 anos, morador do Jardim Imperial, na zona sul, que viu nesse programa a oportunidade de mudar a realidade de onde mora. “Quando fiquei sabendo desse projeto em São José, o abracei e hoje me sinto apto para passar adiante a mensagem de que não é preciso usar drogas para se divertir. Um projeto como esse faz toda a diferença na cidade. É um verdadeiro presente para São José”, afirmou.

Professora das redes pública e particular, Rosângela de Mello Moreira Simões, 47 anos, moradora do Jardim Satélite, também na região sul, decidiu participar do programa para mudar o atual cenário em que muitos jovens e adolescentes vivem. “Percebo que muitos jovens hoje em dia estão envolvidos nesse mundo de entorpecentes e, motivada a transformar essa triste realidade, decidi participar do programa. Me sentia impotente em não conseguir ajudar. Agora, a partir da conclusão desse curso de capacitação, sei que terei condições para auxiliar esses jovens a não trilhar o caminho das drogas”, disse Rosângela.

O Programa tem parceria com a ONG (Organização Não Governamental) americana CADCA (Community Anti-Drug Coalitions of America) e já foi implantado em 23 países, inclusive em algumas cidades do Brasil. A inserção desse projeto, em outras cidades, por exemplo, já gerou grandes resultados dificultando o acesso de crianças e adolescentes às drogas e diminuindo os problemas referentes ao uso.

As reuniões nas comunidades da região sul envolveram mais de 200 lideranças de bairros alcançando aproximadamente 100 mil moradores do local. O programa contou ainda com a Sociedade Amigos de Bairros, igrejas, escolas e tantas outras iniciativas que desejaram trabalhar nessa frente. Até setembro de 2018 o programa pretende alcançar todas as regiões da cidade.

O projeto

"Coalizão São José" é um programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, que acontece por meio da participação de instituições sociais, população e do poder público e tem como missão impactar a comunidade e promover vidas saudáveis.

Ações antidrogas

O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos estadual e federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, e tem como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.