Grupos de Lian Gong estão presentes em 93% das UBS´s
Atualizado em 18/03/2018 - 20:57
Grupos de Lian Gong estão presentes em 93% das UBS's
Os grupos de Lian Gong agora estão presentes em 93% das UBS's, beneficiando mais de 2.700 pessoas em todas as regiões da cidade - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Lian Gong, prática corporal da medicina chinesa, foi implantado em São José dos Campos em 2012 e, desde então, vem se consolidando na cidade e auxiliando milhares de moradores que buscam benefícios à saúde. Hoje, o Lian Gong tem grupos presentes em 93% das unidades básicas de saúde, beneficiando mais de 2.700 usuários de todas as regiões da cidade. Em menos de um ano, houve uma ampliação de 20% no atendimento.

A prática é composta por movimentos terapêuticos leves que promovem a saúde do praticante e geram sensação de bem-estar nos campos físicos, mentais e emocionais. Os benefícios são observados no alívio de dores crônicas no corpo, melhora da qualidade do sono, mobilidade, disposição para a execução das tarefas diárias, equilíbrio e flexibilidade, tudo isso além de proporcionar a socialização.

A professora Sueli Aparecida Mello, 64 anos, já está há dois anos frequentando as aulas de Lian Gong e sente os resultados. “Vi minha postura e equilíbrio melhorarem. Nas atividades do dia a dia, agora consigo fazer movimentos mais amplos”. Para Sueli, o Lian Gong também faz parte de sua rotina para ter uma melhor qualidade de vida e maior longevidade. “Quero continuar fazendo até ficar bem velhinha”.

Vital Pereira de Carvalho, 73 anos, é aposentado e passou por uma cirurgia cardíaca, despertando a necessidade de realizar atividades físicas que trouxessem benefícios à sua saúde. Com o Lian Gong, ele se sente fortalecido e destacou a importância das atividades em grupo. “Além de estar me sentindo bem, fico feliz porque nós estamos sempre entrosados com o grupo”, afirmou.

Com movimentos lentos e sem nenhum impacto, os exercícios não oferecem nenhum tipo de lesão. Portanto, é acessível e indicado para pessoas de todas as idades, exceto as que estiverem em período gestacional e/ou com dores agudas.

Aos interessados em integrar um dos grupos de Lian Gong, basta procurar sua UBS de referência e consultar os dias e horários das aulas. Caso na unidade não exista turma formada, é possível participar do grupo da UBS mais próxima.

Outras práticas

Além do Lian Gong, a Prefeitura oferece outras atividades que integram o Programa de Práticas Integrativas, como a Shantala e o Reiki. A Shantala consiste numa técnica milenar de massagem e estimulação de bebês, transmitida entre as gerações indianas, que em três anos no município atendeu 1.212 bebês em 23 unidades de saúde.

Já o Reiki é uma nova atividade que está em projeto de implantação em 8 unidades básicas do município, sendo uma terapia de toque que promove o relaxamento do indivíduo, favorecendo o bem-estar físico e mental.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×