Ciência e tecnologia encantam alunos de 8 a 10 anos
Atualizado em 18/03/2018 - 08:50
Science Days
Alunos se divertiram e aprenderam sobre ciências e tecnologia no primeiro dia do Science Days, que acontece no Cefe até sábado (17) - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 600 alunos de 11 escolas da rede municipal de São José dos Campos participaram do primeiro dia do Science Days, na tarde desta sexta-feira (16), no Cefe (Centro de Formação do Educador). O evento é organizado pelo Instituto Alpha Lumen e possibilita contato próximo com a ciência através de exposições, palestras e atividades tecnológicas, além de ter convidados de instituições reconhecidas nacional e mundialmente. O Science Days acontece até este sábado (17) e tem entrada gratuita. 

Os alunos, com idades entre 8 e 10 anos, aprovaram as experiências como ‘cientistas’ durante a visita à feira. A Isabela Paula da Silva, de 9 anos, do 4º ano da Emef Profª Vera Lúcia gosta de ciências e estava animada com cada atração. “Eu achei o evento muito legal, tem vários robôs, tecnologia, realidade virtual, eu estou adorando. É importante a gente vir aqui, pra saber mais coisas sobre o meio ambiente, por exemplo. Aqui tem muitas coisas que falam do meio ambiente”, afirmou. 

O colega de sala da Isabela, Filipi Rafael Pereira, também de 9 anos, disse que a oportunidade "é muito legal, principalmente por causa da tecnologia e dos robôs". Uma das palestras do primeiro dia da feira foi do George Francis Gabrielle, diretor do Kennedey Space Center, da Nasa. George ministrou a palestra “To Infinity and Beyond" em inglês, que contou com tradução simultânea, realizada por uma aluna do Alpha Lumen, em que contou sua trajetória nos estudos e na carreira e motivou os presentes a ‘acreditarem em si mesmos’ e ‘irem além’.

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, apoia o evento e reconhece a importância de se difundir o gosto pela ciência e o empreendedorismo para os alunos da rede e toda comunidade.

Segundo os organizadores, o Science Days busca abrir mais uma oportunidade para reunir entidades, grupos de pesquisa, startups e empresas para inspirar jovens e crianças, universitários, empreendedores e o público em geral a exercer a vocação da cidade como polo tecnológico do Brasil.

Science Days

Toda a programação do Science Days continua neste sábado (17), das 10h às 17h, no Cefe, que fica na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (região norte), com entrada gratuita e aberta à comunidade. Durante a feira, o público pode participar de observações astronômicas, simulações, oficinas e palestras. Além de visitarem exposições de instituições de renomes nacional e internacional, como a Nasa, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Entre os palestrantes confirmados para o evento estão, além do diretor do Kennedey Space Center, da Nasa, George Francis Gabrielle; o cofundador da empresa espacial brasileira Airvantis, Lucas Fonseca; a professora Maria Elizete Kunkel, da (Unifesp), e o pesquisador Carlos Alexandre Wuensche, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, o Science Days visa destacar a importância da ciência, tecnologia, engenharia e matemática para estudantes universitários, crianças, famílias e a comunidade. O público tem a chance de conhecer empresas, institutos de pesquisa e universidades, além de projetos e iniciativas nessas áreas desenvolvidas em São José dos Campos e no mundo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania