Totalmente reformada, ponte Minas Gerais tem trânsito liberado
Atualizado em 16/03/2018 - 09:54
Trânsito de veículos na ponte
Ponte Minas Gerais, na região norte, liberada para o trânsito de veículos na tarde desta quinta-feira, após obras de recuperação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos antecipou as obras e liberou, na tarde desta última quinta-feira (15), o tráfego na Ponte Minas Gerais, um dos principais acessos aos bairros da região norte da cidade. Com o reforço estrutural, reforma do pavimento, nova sinalização e nova iluminação, os motoristas, pedestres e usuários de ônibus passam a contar com um acesso mais seguro.

O trânsito havia sido interrompido, para a execução de obras emergenciais, em razão do afundamento em parte do pavimento da ponte no dia 30 de janeiro.

Prevista para a próxima sexta (16), a liberação da ponte foi feita antes do prazo devido à agilidade nas obras e nos serviços de sinalização viária.

O trânsito sobre a ponte continua contando com duas faixas de rolamento, uma para cada sentido. Para os pedestres, a passagem também permanece em ambos os lados.

Transporte Público

Com a liberação o acesso, o percurso das linhas de ônibus também será normalizado. Os usuários deverão ficar atentos à retomada do atendimento aos pontos que permaneceram desativados durante o período de interdição.

A linha 145- Alimentadora Santana/Terminal Central, criada em caráter emergencial para atender os moradores dos bairros da região de Santana durante as obras, também deixa de circular a partir desta quinta em razão da normalização dos percursos das demais linhas.

Agentes de trânsito e transportes ficarão posicionados em pontos estratégicos para orientar motoristas e passageiros sobre a abertura da ponte e retorno dos percursos.

Obras emergenciais

As frentes de trabalho da Prefeitura de São José dos Campos seguiram em ritmo acelerado nas obras de recuperação da Ponte Minas Gerais. Só de concreto usinado, foram utilizados quatro caminhões ao longo dos 240 metros de extensão da ponte. Construída na década de 60, a ponte também recebeu o reforço na armadura da laje e os serviços de remoção de toda a camada de asfalto. Esses trabalhos de recuperação foram realizados pela empresa Ideal Terraplanagem pelo valor de R$ 213 mil. Já a nova pavimentação foi executada pela Urbam (Urbanizadora Municipal) por R$ 305 mil.

Melhoria na iluminação

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura também instalou 30 luminárias de LED na ponte Minas Gerais e nos seu acesso.

A instalação da nova iluminação integra o Projeto Iluminar, que faz parte do Plano de Gestão. O programa teve início neste ano e prevê a substituição gradativa das 75 mil luminárias atuais de ruas e avenidas por LED, mais potentes e modernas.

No total, já somam 130 lâmpadas de LED em dois meses, considerando as 100 luminárias instaladas no novo trecho da Via Oeste, que liga as regiões oeste e centro, melhorando o deslocamento da população.