Operações tapa-buraco são intensificadas no centro e nos bairros
Atualizado em 15/03/2018 - 18:43
Operação tapa-buraco em vias com anti poeira de São Francisco Xavier.
O distrito de São Francisco Xavier foi um dos locais beneficiados com os serviços de tapa-buraco - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança a motoristas, motociclistas e ciclistas, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou as operações tapa-buraco devido às chuvas constantes dos últimos dias.

A força-tarefa, realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, abrangeu nesta quinta-feira (15) alguns dos principais corredores de ônibus e vias de acesso da região central e da zona leste.

No centro, as equipes atuaram no trevo do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), na avenida José Longo, na rua Antônio Saes, na rua Rubião Júnior, na rua Rui Dória e em vias dos bairros Vila Adyana e Vila Ema.

Na região leste, o serviço foi executado na avenida Pedro Friggi (Vista Verde), na avenida Juscelino Kubitschek (Vila Industrial) e na rua Dalila Marques (Campos de São José).

Nesta quinta também teve uma frente de trabalho em vias do Jardim Satélite, na zona sul, mas sem relação com buracos causados pelas chuvas.

Serviço ampliado

Em janeiro e fevereiro deste ano, a Prefeitura já tapou 3.071 buracos. Os dados de março ainda estão sendo computados.

No ano de 2017, foram 20.582, um aumento de 885% em relação a todo o serviço executado em 2016 – no caso, 2.089 buracos tapados.

Os números se referem aos atendimentos de pedidos feitos por munícipes por meio da Central 156. O trabalho também é executado após vistorias realizadas diariamente pela Secretaria de Manutenção da Cidade, sempre com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e motociclistas e melhorar o tráfego.

O bom resultado se deve à intensificação do trabalho em todas as regiões da cidade. De segunda a sexta-feira, três equipes realizam operações tapa-buracos nos bairros, sempre das 7h às 16h50.

Em outra frente de atuação, a Prefeitura realiza reparos e terraplenagem em vias não pavimentadas.

Antipoeira

Também estão sendo realizadas operações tapa-buraco em estradas municipais, ruas e avenidas onde foi aplicado revestimento de antipoeira pela Administração anterior.

O serviço tem como objetivo garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população.

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Vão ser contemplados, prioritariamente, os corredores de ônibus e vias principais, que possuem o maior fluxo de veículos.

Mutirão

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, que teria que realizar os reparos já que ainda está no prazo de garantia das obras, realizadas no final da gestão anterior, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de várias regiões.

Desde fevereiro, já foram tapados buracos em um trecho total de 16 quilômetros de estradas municipais, ruas e avenidas dos bairros Capuava, Cajuru (leste), Freitas (norte) e São João Norte (norte), além do distrito de São Francisco Xavier.

Processo

O revestimento de antipoeira foi executado pelo governo anterior no segundo semestre de 2016. Desde fevereiro de 2017, no início da atual Administração, a pavimentação tem apresentado falhas em pelo menos metade das vias onde foi aplicado este tipo de revestimento.

A empresa responsável foi notificada oito vezes pela Prefeitura para realizar os reparos no pavimento, já que ainda está no prazo da garantia da obra. Como não tomou providências, a Secretaria de Mobilidade Urbana instaurou um processo administrativo.