Mais de 5.700 alunos serão beneficiados com programas esportivos
Atualizado em 15/03/2018 - 19:22
Escola Ativa
Atualmente os programas esportivos da rede municipal oferecem oito modalidades para mais de 2.500 alunos - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Para ampliar as ações esportivas da rede de ensino municipal, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quinta-feira (15), a assinatura do convênio do Programa Atleta do Futuro do Sesi SP (Serviço Social da Indústria) com a Secretaria de Educação e Cidadania. Mais de 5.700 alunos da rede serão beneficiados com as oito modalidades esportivas.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, representantes do Sesi SP, alunos do Sesi de São José dos Campos e atletas. Além da Prefeitura de São José, grupos esportivos da cidade também assinaram parceria.

O objetivo do convênio é ampliar a oferta de modalidades esportivas aos alunos da rede de ensino municipal estimulando a prática esportiva e a cidadania. As modalidades oferecidas pela parceria são basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O projeto oferece atividades que vão além do projeto educacional e propiciam um ambiente saudável, com mais qualidade de vida.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, a parceria reforça os projetos pensados nas crianças e adolescentes da cidade e contribui para oferecer as práticas esportivas e trabalhar a educação, a saúde e a formação do caráter de cidadãos íntegros e comprometidos.

Programa Escola Ativa

Desde 2017, os alunos da rede municipal têm como opção o programa Escola Ativa, que oferece atividades no contraturno das aulas regulares e já atende mais de 2.500 estudantes em 15 escolas do ensino fundamental. A expectativa da Secretaria é de chegar a 20 escolas participantes até o final do primeiro semestre.

Os alunos de 6 a 15 anos podem participar do programa desde que apresentem bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. Em cada escola, são selecionados inicialmente 120 alunos. Os treinos são sempre no período da tarde e a noite e a participação dos estudantes é facultativa. O objetivo é que, até os próximos dois anos, todas as escolas sejam envolvidas, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.