Toma posse a nova diretoria da Comissão Municipal de Emprego
Atualizado em 14/03/2018 - 18:30
PAT
A Comissão tem a finalidade de apoiar o sistema público de emprego do município visando a geração de emprego e renda - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Tomaram posse, nesta quarta-feira (14), os novos membros da diretoria executiva da Comissão Municipal do Emprego de São José dos Campos, nomeados para 2018. Os demais integrantes da Comissão, nomeados no ano passado, têm mandato até 2019.

A Comissão tem a finalidade de unir a participação da sociedade na administração de um sistema público de emprego do município, de maneira a investir de forma interativa e descentralizada nas iniciativas de geração de emprego e renda.

A Comissão é formada por 12 pessoas – representantes do poder público, dos empregadores e trabalhadores – com 4 titulares e igual número de suplentes de cada segmento.

Entre os empregadores, os integrantes indicados são do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da Associação Comercial e Industrial (ACI), Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Os representantes dos empregados são dos seguintes sindicatos de trabalhadores: Rurais, da Construção Civil e das indústrias do Vestuário e de Destilação e Refinação de Petróleo.

A Comissão Municipal do Emprego de São José dos Campos foi criada pela Lei Municipal Nº 4.913, de 22/07/1996, para colaborar no desenvolvimento de políticas públicas locais de emprego e renda.

Observatório do Trabalho

Um dos assuntos que deverá nortear os trabalhos da Comissão nesse ano será a implementação do Observatório do Trabalho, Emprego e Formação Profissional, que é coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.

O Observatório é um centro de informações e ações para investigar, analisar, estudar e projetar cenários e tendências do mundo do trabalho, emprego e formação profissional.