Prefeitura confirma mais uma morte suspeita por febre amarela
14/03/2018 - 12:22
Vacinação Febre Amarela  Mirante do Buquerinha  19 01 2018
A vacinação casa a casa está sendo realizada nesta quarta-feira na zona rural do distrito de São Francisco - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos confirmou mais um óbito suspeito por febre amarela de uma moradora de São Francisco Xavier. M.A.S., de 59 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (14) em um hospital particular de São José. O Instituto Adolfo Lutz ainda vai analisar os exames para comprovar a causa da morte. O resultado sai em até 30 dias.

A dona de casa era moradora do bairro rural de Pocinhos, e, segundo familiares, não havia se vacinado. Ela deu entrada no hospital no último sábado (10) e seu estado clínico piorou rapidamente, apresentando falência múltipla dos órgãos. De acordo com os médicos, devido à rápida evolução do quadro, a suspeita é de óbito por febre amarela.

Esta é a segunda morte suspeita registrada em São José dos Campos em uma semana. Na última quinta-feira (8) um homem de 40 anos, morador do Bonsucesso, também na região norte, morreu no Hospital Municipal. A Prefeitura também aguarda o resultado dos exames.

Este ano, São José dos Campos já registrou três óbitos em decorrência da febre amarela, sendo 1 confirmado (importado) e 2 suspeitos (autóctones). A Vigilância Epidemiológica também contabilizou 4 casos confirmados de pacientes que contraíram a doença e passam bem (2 autóctones e 2 importados).

Vacinação

Nesta quarta (14), equipes da UBS de São Francisco Xavier estão realizando bloqueio vacinal em bairros da zona rural do distrito, como o Pocinhos, onde a dona de casa morava. A Prefeitura reforça que a população deve continuar se vacinando, pois o risco de contrair a doença é grande, já que a área de mata da região Norte de São José faz parte do corredor ecológico.

Além das ações de casa em casa, a vacinação ocorre nas 40 unidades básicas de saúde do município, das 9h às 15h. Em toda a cidade, mais de 450 mil pessoas estão imunizadas contra a febre amarela, cerca de 70% do público alvo.

 

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde