Parceria amplia programas esportivos na rede de ensino
Atualizado em 14/03/2018 - 18:49
Judô na escola ativa
O judô foi recentemente incluído como modalidade do Escola Ativa, programa da Prefeitura que será beneficiado pela parceria com o Sesi - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos oficializa, nesta quinta-feira (15), a ampliação do convênio do Programa Atleta do Futuro do Sesi SP (Serviço Social da Indústria) com a Secretaria de Educação e Cidadania. A parceria poderá beneficiar mais de 5.700 alunos da rede de ensino municipal com oito modalidades esportivas. O evento acontece às 10h no teatro do Sesi, no Bosque dos Eucaliptos, região sul, e reunirá autoridades municipais, técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania e representantes do Sesi SP.

As modalidades oferecidas pela parceria são basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O objetivo do convênio é ampliar a oferta de modalidades esportivas aos alunos da rede de ensino municipal estimulando a prática esportiva e a cidadania, trabalhando valores como ética, superação, autoestima e socialização por meio dos esportes.

Escola Ativa                                           

O programa Escola Ativa da Secretaria de Educação oferece atividades no contraturno das aulas regulares e já atende mais de 2.500 estudantes em 15 escolas do ensino fundamental. Os alunos da rede de ensino municipal de São José contam com o projeto de incentivo ao esporte desde 2017. Para este ano, a expectativa é chegar a 20 escolas participantes até o final do primeiro semestre. Além disso, as crianças dos anos iniciais, de 6 a 11 anos de idade, também foram incluídas no programa, que até então era destinado apenas para estudantes de 11 a 15 anos.

Para participar do projeto os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. As escolas participantes podem escolher as modalidades esportivas. Em cada escola, são selecionados inicialmente 120 alunos, que serão divididos em quatro turmas, sendo duas femininas e duas masculinas. Os treinos são sempre no período da tarde e a noite e a participação dos estudantes é facultativa. O objetivo é que, até os próximos dois anos, todas as escolas sejam envolvidas, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, o esporte possibilita trabalhar a educação, saúde e na formação do caráter de cidadãos íntegros e comprometidos com o que fazem. As práticas esportivas são bem vistas como alternativas para migrar as crianças para um mundo com mais qualidade de vida.  

Serviço

Parceria Programa Atleta do Futuro do Sesi SP e Escola Ativa da Prefeitura

Data: 15 de março, às 10h

Local: Teatro do Sesi-SP, localizado na Av. Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos, região sul


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×