Campanha orienta usuários de ônibus sobre segurança
Atualizado em 15/03/2018 - 09:34
Mobilidade Urbana
Motoristas e cobradores durante palestra sobre segurança - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Manutenção da Cidade

Quem utiliza o transporte público de São José dos Campos está recebendo cartilhas com informações importantes para a prevenção de assaltos e outros atos de violência. Dentro dos ônibus, no ponto ou caminhando pela rua, a orientação é manter-se atento a tudo que se passa no ambiente para evitar assaltos.
A distribuição do material integra a campanha realizada pela Busvale, entidade que reúne as principais empresas de transporte urbano da região e tem apoio das polícias Civil e Militar.
Com foco educativo, a cartilha vai conscientizar os funcionários das empresas e usuários do sistema de transporte urbano como ter uma viagem mais segura, assim como se proteger enquanto espera o ônibus ou até mesmo no trajeto para casa.
Para os profissionais, os trabalhos de orientação ainda contemplam palestras sobre normas de segurança a serem adotadas por motoristas e cobradores, ministradas por especialistas das polícias Civil e Militar. Os encontros são realizados nas garagens das empresas.
Cartilha
A cartilha com dicas de segurança será distribuída em locais de grande circulação, como o Terminal Central e os pontos de ônibus da praça Afonso Pena, além do interior dos veículos. Nela, o passageiro vai encontrar dicas de como se portar nos ônibus e nos pontos de ônibus para ter uma viagem tranquila. O material foi elaborado pela Polícia Militar e traz dicas como optar por pontos de ônibus com mais movimentos e descer do veículo sempre que notar alguma movimentação estranha. Outro ponto em destaque é o uso de celular, por uma razão prática: os telefones móveis são um dos alvos preferidos.
Dados
Em 2017 foram registrados 18 assaltos a ônibus em São José dos Campos. Um deles resultou na morte de um cobrador, no dia 16 de fevereiro.
Medidas
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, sediou no último dia 10 uma reunião entre as forças de segurança que atuam na cidade, Sindicato dos Condutores e empresas de ônibus. Na ocasião foram discutidas estratégias para promover mais segurança aos profissionais e à população dentro dos ônibus.
Toda a frota de ônibus do transporte público de cidade conta com câmeras visando inibir ações criminosas e preservar a segurança de todos que utilizam sistema. A instalação dos equipamentos está prevista no contrato de concessão do transporte público de São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×