Agenda de trabalho do Plano Diretor será discutida com Conselho
Atualizado em 14/03/2018 - 15:22
Consulta Pública
O Plano Diretor é a lei que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta quarta-feira (14) acontece reunião dos membros do Conselho Gestor do Plano Diretor, a partir das 18h30 do andar térreo do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Vila Santa Luzia).

A reunião tem por objetivo discutir a agenda de trabalho do processo de Revisão do Plano Diretor, que entra na fase de Construção de Diretrizes e Propostas, e planejar a nova rodada de discussões públicas.

No final do ano passado, a Prefeitura disponibilizou para a sociedade os relatórios das leituras técnica e comunitária que compõem do diagnóstico do município e estão disponíveis no site do plano diretor.

A leitura técnica consistiu na elaboração de um amplo diagnóstico da cidade, contemplando uma série de mapas temáticos dos aspectos físicos, territoriais e sociodemográficos, bem como relatórios referentes à caracterização geral do município, as políticas públicas setoriais e sobre o distrito de São Francisco Xavier.

Já a leitura comunitária foi obtida por meio das oficinas comunitárias realizadas em diversas regiões da cidade e que, só em 2017, envolveu a participação de mais de 800 cidadãos joseenses que opinaram e apontaram prioridades para a região para serem incluídas no Plano Diretor. 

Também contribuíram com o diagnóstico da cidade as participações realizadas por meio da plataforma digital, com a resposta de 664 pessoas à pesquisa de percepção sobre a cidade e envio de 250 ideias e sugestões.

A revisão do Plano Diretor tem como prerrogativa garantir a ampla participação da população na discussão das diretrizes de desenvolvimento sustentável, por isso a devolutiva das oficinas comunitárias é fundamental para viabilizar o processo democrático participativo.

As diretrizes para o Plano Diretor serão debatidas com a população em nova rodada de reuniões públicas ainda no primeiro semestre de 2018.

Conselho

O Conselho Gestor, constituído pelo Decreto n. 17.141/2016, é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade (universidades, ONGs ambientalistas, movimentos populares, sindicatos, entidades profissionais etc). O colegiado acompanha todas as etapas do processo de revisão do Plano Diretor, atuando na definição de metodologias e formas de assegurar a participação da sociedade.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para toda a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001). A atual legislação de São José dos Campos foi elaborada em 2006 (Lei 306/2006).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade