Participantes do "Coalizão São José" receberão certificados
Atualizado em 15/03/2018 - 18:20
Coalizão 13 03 2018
"Coalizão São José" é um programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, que acontece por meio da participação de instituições sociais, população e do poder público - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta quinta-feira (15), às 19h, na Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2601 - Bosque dos Eucaliptos), a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, vai entregar certificados para as 60 pessoas que participaram do curso intensivo de Formação de Líderes do Programa Coalizão Comunitária de Prevenção ao Uso de Drogas.

O Programa tem parceria com a ONG (Organização Não Governamental) americana CADCA (Community Anti-Drug Coalitions of America) e já foi implantado em 23 países, inclusive em algumas cidades do Brasil. A inserção desse projeto, em outras cidades, por exemplo, já gerou grandes resultados dificultando o acesso de crianças e adolescentes às drogas e diminuindo os problemas referentes ao uso.

As reuniões nas comunidades da região sul envolveram mais de 200 lideranças de bairros, alcançando aproximadamente 100.000 moradores do local. O programa contou ainda com a Sociedade Amigos de Bairros, igrejas, escolas e tantas outras iniciativas que trabalham nessa frente. Até setembro de 2018 o programa pretende alcançar todas as regiões da cidade.

O projeto

"Coalizão São José" é um programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, que acontece por meio da participação de instituições sociais, população e do poder público e tem como missão capacitar e envolver as comunidades no combate às drogas e no incentivo à prática de vida saudável.

Ações antidrogas

O Programa Antidrogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos do Estado e Federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação das entidades da sociedade civil. Os principais eixos são tratamento, prevenção, reinserção e coerção.