Escolas municipais são premiadas pela Nasa por pesquisa ambiental
Atualizado em 11/04/2023 - 08:49

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Três escolas municipais de São José dos Campos serão premiadas pelo Globe (Programa Global de Aprendizagem e Observação em Benefício do Meio Ambiente), desenvolvido pela Nasa (Agência Espacial Americana), após participação em pesquisa ambiental realizada em 2017. Professores e alunos dos anos finais que participaram do projeto nas escolas Emef Profª Therezinha do Menino Jesus Nascimento, do Dom Pedro I (região sul); Emef Profª Lucia Pereira Rodrigues, do Jardim Santa Fé (região leste); e da Emef Profª Mariana Teixeira Cornélio, da Vila Dirce (região norte), receberão homenagem e menção honrosa durante evento nesta quinta-feira (15), às 14h, no Cefe (Centro de Formação do Educador).

O evento visa reconhecer e celebrar o trabalho realizado pelos professores e alunos durante as pesquisas para o programa global. A participação dos alunos da rede de ensino municipal se deu por meio da coleta de dados ambientais sobre a larva do mosquito Aedes aegypti e o compartilhamento de dados mundialmente, disponibilizando informações locais e acessando documentos de outros Estados e países para estudo, através do aplicativo do Globe. A premiação inclui ainda uma quantia em dinheiro que será utilizada em projetos pedagógicos pelas escolas.

O programa

O Globe está inserido em escolas de todo o mundo desde 1994. No Brasil, teve início em 2015 e, no ano passado, contou pela primeira vez com a participação de estudantes de São José dos Campos. Os dados foram coletados e compilados antes de serem enviados para a Nasa, para utilização em pesquisas ambientais. O programa aconteceu em 25 escolas do ensino fundamental de São José em 2017.

Além de contribuir mundialmente para estudos científicos, o Programa Globe incentiva a interação entre estudantes, professores e cientistas, despertando vocações em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de complementar as atividades realizadas em sala de aula. No Brasil, o programa é coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e somente três cidades foram selecionadas para participar no último ano, foram: São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Paranaguá (PR).

Premiação Globe

Data: 15 de março, às 14h

Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na Av. Olivo Gomes, 250 - Santana