Prefeitura faz bloqueio vacinal casa a casa na região norte
Atualizado em 13/03/2018 - 16:58
Vacinação Febre Amarela  Mirante do Buquerinha  19 01 2018
O mutirão de vacinação casa a casa contra a febre amarela será feita nos bairros Vila São Geraldo e Mirante do Buquirinha, na região norte, nesta terça-feira (13) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura realiza nesta terça-feira (13) um mutirão de vacinação casa a casa contra a febre amarela nos bairros Vila São Geraldo e Mirante do Buquirinha, na região norte de São José dos Campos. A ação de bloqueio é necessária porque dois casos autóctones da doença foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira (12).

Trata-se de dois homens, de 37 e 40 anos, que passam bem após um período de internação. Na última quinta-feira (8) a Prefeitura registrou a morte do primeiro caso suspeito de um morador da cidade que, possivelmente, contraiu a doença no município. Trata-se de um homem, de 40 anos, do bairro Bonsucesso, também da região norte da cidade. O Instituto Adolfo Lutz ainda não confirmou a causa da morte.

Na última sexta (9), uma equipe volante da UBS Bonsucesso fez bloqueio vacinal nas proximidades da residência e do local onde o homem trabalhava. Se confirmado o óbito por febre amarela, São José dos Campos contabilizará três casos autóctones.

O primeiro óbito registrado em São José este ano foi de um paciente que contraiu a doença fora do município. M.J.B., de 28 anos, faleceu em janeiro depois de passar as festas de final de ano em Mairiporã, na grande São Paulo.

As autoridades municipais estão preocupadas com a circulação do vírus principalmente na zona norte de São José dos Campos. Os três macacos encontrados mortos na região de mata próximo ao Bonsucesso apresentaram resultado positivo para a febre amarela. Por isso, a urgência da imunização dos moradores para conter avanço do vírus e impedir que mais pessoas adoeçam.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, na área rural daquela região, cerca de 90% dos moradores foram vacinados, mas as ações de bloqueio vão continuar até que praticamente toda a população daquela região, inclusive a urbana, esteja imunizada.

Escolas

A vacinação nas escolas também prossegue nesta semana, das 9h às 15h. Nesta terça (13), a vacinação vai ocorrer na Escola Municipal Hélio Walter Bevilacqua, no Jardim República. Na quarta (14), será a vez das escolas Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza; Maria de Melo, no Parque Industrial; Luzia Levina Aparecida Borges, no Cruzeiro do Sul e na Escola Rio Comprido.

Na quinta (15), acontecerá na escola Joaquim Andrade Meirelles, no Jardim Satélite. E na sexta (16) será nas escolas Sonia Maria Alexandre Pereira, no Jardim Interlagos, e Eunice Cordeiro dos Santos Rodrigues, na Vila São Geraldo.

Nesta segunda (12) foram vacinados os alunos das escolas Terezinha do Menino Jesus Soares Nascimento, no Dom Pedro, e Martha Abib Castanho, no Jardim Satélite.

A campanha continua

A Prefeitura reforça que a vacinação contra a febre amarela, uma doença infecciosa grave, continua nas 40 unidades básicas do município, das 9h às 15h. Para se vacinar basta apresentar a carteira de vacinação (se tiver) e documento com foto.

Em toda a cidade, considerando os últimos 10 anos, já são mais de 450 mil pessoas vacinadas, 70% do público alvo.