600 alunos da rede municipal terão "Dia de Cientista" em evento
Atualizado em 11/04/2023 - 08:49

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Como forma de difundir o gosto pela ciência e o empreendedorismo, a Prefeitura de São José dos Campos vai possibilitar uma experiência como cientistas para mais de 600 alunos do ensino fundamental. Alunos de 11 escolas municipais, com idade entre 8 e 10 anos, vão participar da segunda edição do Science Days, que é organizado pelo Instituto Alpha Lumen em São José dos Campos.

Com o apoio da Secretaria de Educação e Cidadania, o evento será realizado nos dias 16 e 17 de março, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (região norte), e é aberto à comunidade, com entrada gratuita. O encontro é uma oportunidade de estimular o empreendedorismo e conhecer mais sobre os avanços tecnológicos.

Durante a feira, os alunos poderão participar de observações astronômicas, simulações, oficinas e palestras. Além de visitarem exposições de instituições de renomes nacional e internacional, como a Nasa, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba). Entre os palestrantes confirmados para o evento estão o diretor do Kennedey Space Center, da Nasa, George Francis Gabrielle; o cofundador da empresa espacial brasileira Airvantis, Lucas Fonseca; a professora Maria Elizete Kunkel, da (Unifesp), e o pesquisador Carlos Alexandre Wuensche, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Na primeira edição, realizada no ano passado, cerca de 400 estudantes da rede participaram do evento, conhecendo projetos das áreas de robótica, aeronáutica e automobilismo, ouvindo e interagindo com especialistas convidados e estudantes de escolas técnicas e universidades. No total, cerca de 5 mil pessoas passaram pela feira em 2017. 

Sobre o evento

Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, o Science Days visa destacar a importância da ciência, tecnologia, engenharia e matemática para estudantes universitários, crianças, famílias e a comunidade. O público tem a chance de conhecer empresas, institutos de pesquisa e universidades, além de projetos e iniciativas nessas áreas desenvolvidas em São José dos Campos e no mundo. Na sexta-feira (16), o evento acontece das 13h às 17h e no sábado (17), das 10h às 17h. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×