Plantio de árvores em Eugênio de Melo será concluído na sexta-feira
Atualizado em 11/03/2018 - 10:48
Plantio de Árvores  Avenida Marilíse Martins dos Santos  Eugênio de Melo 08 03 2018
Funcionários plantam árvores em avenida de Eugênio de Melo, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai concluir até a próxima sexta-feira (16) o plantio de 210 árvores na avenida Marilise Martins dos Santos, no distrito de Eugênio de Melo, na zona leste.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

As mudas estão sendo plantadas no canteiro central, ao lado da ciclovia e nas áreas verdes da avenida, que possui grande fluxo de veículos por ser uma das principais ligações dos bairros adjacentes a Eugênio de Melo, com o viaduto do Santa Inês e com Caçapava.

O local vai ganhar ipês-amarelos, quaresmeiras e diversos tipos de árvores nativas da região, como jequitibás, embaúbas, ingás, andaçus e sibipirunas, entre outras.

O trabalho atende solicitações feitas por munícipes pela Central 156 e ao Plano Municipal de Arborização Urbana.

Qualidade de vida

Com esta medida, a Prefeitura garantirá o aumento da arborização naquela região, ampliando a qualidade de vida da população. Quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima.

Árvores são grandes símbolos da natureza e fundamentais para o equilíbrio ambiental. Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, a poluição sonora e fornecem sombra e abrigo para inúmeras espécies.

Arborização

A atual Administração tem ampliado o plantio de árvores na região central e nos bairros de todas as regiões.

São José tem atualmente cerca de 185 mil árvores. Destas, 300 são centenárias ou tombadas pelo patrimônio público, possuindo imunidade de corte.

Em 2017, a Prefeitura plantou cerca de 10 mil mudas de árvores em vias públicas, praças e APPs urbana (áreas de preservação permanente em torno de rios e córregos).

A Secretaria de Manutenção da Cidade foi responsável pela implantação de 2.434 mudas em calçadas, praças, parques e áreas verdes. Os critérios foram baseados no Plano Municipal de Arborização Urbana, que indica as áreas com maior e menor índices de arborização, além de metas gradativas de plantio. 

Demandas 

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade executa o serviço através dos programas de revitalização de nascentes e de educação ambiental. Este último envolve alunos da rede municipal e é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação.

Munícipes também podem solicitar o plantio de árvores por meio da Central 156. Após os pedidos, técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam vistorias. Caso o plantio seja aprovado, o mesmo é realizado pela Prefeitura.

Os responsáveis por loteamentos aprovados pela Administração, por sua vez, têm que apresentar um projeto de arborização para os locais onde irão implementar seus empreendimentos, conforme legislação.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade