Mães são orientadas sobre a segurança de crianças no trânsito
Atualizado em 05/07/2018 - 10:03
Campanha de conscientização
Equipe femininas de agentes de trânsito durante abordagem em maternidade de São José dos Campos - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na próxima terça-feira (13), às 8h, agentes educadores da Prefeitura de São José dos Campos vão abordar a futuras mães no ambulatório do Hospital Municipal, na Vila Industria, região leste, para orientá-las sobre o transporte adequado e seguro do bebê. 

A ação integra o projeto educativo “Bebê Seguro no Trânsito”, que tem por objetivo informar as mães sobre os cuidados com o recém-nascido no trânsito e prevenir acidentes.

Os agentes educadores ensinam como instalar o bebê conforto no carro de forma correta, qual a posição exata, como usar o cinto de segurança nos equipamentos, equipamentos adequados para cada idade, entre outras informações que ajudam o proteger a criança. A equipe da Prefeitura também atua junto aos cursos para gestantes promovidos por entidades públicas e particulares. 

Entre fevereiro e março deste ano, mais de 100 pessoas participaram das reuniões e foram orientadas sobre os cuidados especiais com crianças com menos de 1 ano de idade.

Formando multiplicadores

No que se refere ao cuidado das crianças acima de 1 ano de idade, a proposta é formar multiplicadores que possam contribuir na orientação de pais e responsáveis sobre a importância do uso das cadeirinhas. Uma parceria, sem custos, com a ONG Criança Segura está disponibilizando um curso à distância voltado aos professores das redes pública e particular, servidores da Prefeitura, agentes de trânsito e profissionais de outras áreas com o objetivo de promover a segurança no trânsito.

O conteúdo é ministrado em oito aulas, com duração de três meses aproximadamente, com certificação total de 60 horas. Como atividade final, os participantes desenvolverão um plano de ação para multiplicar a mensagem educativa, com execução prática e registro das atividades.

O propósito é promover a cidadania, por meio de abordagens socioeducativas, respeitando o trânsito e adotando comportamentos adequados e solidários. Os trabalhos de prevenção aos acidentes serão implementados, principalmente, no ambiente escolar.

Em 2017, 30 pessoas participaram do curso. Este ano a formação deverá envolver mais de 280 profissionais.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana