Especialista fala sobre Base Curricular aos educadores do ensino infantil
Atualizado em 09/03/2018 - 18:36
Palestra Anna Penido sobre BNCC
A jornalista e especialista em Educação, Anna Penido, falou sobre as competências da BNCC para os educadores nesta sexta-feira - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A jornalista e especialista em educação Anna Penido, do Instituo Inspirare, ministrou nesta sexta-feira (9) palestra sobre as dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para educadores do Ensino Infantil e técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania. A palestra aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, e contou com cerca de 200 pessoas entre profissionais da área de São José dos Campos, Paraibuna, Jacareí e Caraguatatuba.

Anna Penido é diretora executiva do Instituto Inspirare e se dedica a discutir diversas questões relacionadas ao ensino, como a “Educação Integral Inovadora”, proposta defendida pelo instituto. O evento faz parte da formação continuada dos educadores da rede de ensino municipal, com o objetivo de levar formação aos educadores para valorizá-los e possibilitar que os alunos sejam recebidos e orientados com a melhor qualidade.

Pela primeira vez em São José, Anna destacou a importância de se estudar e debater a nova Base com os educadores. “A BNCC traz inovações importantes para a educação conectando o currículo das escolas às habilidades do século XXI. Essas competências definem o cidadão que queremos formar e ajudam os professores a preparar, de fato, os estudantes para o mundo”, afirmou.

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) que vai nortear os currículos das escolas públicas e privadas. Através dela se define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes do país têm de desenvolver ao longo da educação básica, assim como as competências e habilidades que devem ser adquiridas pelos alunos.

Sobre a palestrante

Anna Penido é jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para jornais e revistas nacionais. Integrou equipes de instituições voltadas à educação e artes. Fundou e dirigiu um grupo de comunicação interativa. Coordenou o escritório do Unicef para os Estados de São Paulo e Minas Gerais e é diretora executiva do Instituto Inspirare.
O Inspirare trabalha com inovação em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no país.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×