Munícipes reconhecem a importância das mulheres no trânsito
Atualizado em 08/03/2018 - 18:13
Dia da Mulher - O trânsito por elas. 08-03-2018
Agentes de trânsito em abordagem especial no Dia Internacional da Mulher - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Durante a ação realizada nesta tarde desta quinta-feira (8), em frente ao Paço Municipal, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, as pessoas abordadas legitimaram a participação da mulher no trânsito.

Para Flávia Flausino, 42 anos, assessora administrativa, a mulher é muito cuidadosa, detalhista, ela tem uma visão do todo. “Às vezes a pessoas não valorizam as mulheres, acham que só os homens têm capacidade de fazer esse trabalho pesado no trânsito, mas elas podem sim, têm talento para isso e fazem bem”, afirmou.

O agente administrativo, Wilson de Oliveira, de 49 anos, afirmou que admira o comportamento da esposa no trânsito. De acordo com ele, as mulheres respeitam mais as regras de trânsito. “Minha mulher dirige há 20 anos e nunca levou uma multa, eu admiro comportamento dela”.

Campanha de trânsito no Mês da Mulher

A campanha educativa do mês da mulher desde ano tem como tema “O trânsito por elas”. Além de ressaltar as qualidades femininas, como ser mais cuidadosa no trânsito e por esse motivo representar apenas 17% das vítimas fatais em decorrência de acidentes, o material informativo também mostra a representatividade da mulher da condução de veículos. De acordo com o Detran, mais de 38% dos motoristas habilitados em São José dos Campos são mulheres.

As profissionais que trabalham no trânsito da cidade também são destaque, visando mostrar a colaboração feminina na gestão do trânsito da cidade.

As ações em homenagem às mulheres seguem até o fim do mês em prédios da Prefeitura, universidades e escolas técnicas. A abordagem também conta com a entrega de material informativo.