Obras na ponte Minas Gerais chegam à fase de concretagem
Atualizado em 13/03/2018 - 17:10
Concretagem na ponte Minas Gerais 06 03 2018
Trabalhadores concretam o trecho da ponte para recuperar o pavimento - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta terça-feira (6), os serviços de concretagem na Ponte Minas Gerais, na região norte. Ao todo, estão sendo utilizados quatro caminhões de concreto usinado.

Após o período de cura, que durará aproximadamente sete dias, a ponte estará apta a receber a pavimentação, que deverá ser aplicada na próxima semana em toda a extensão do acesso viário.

As frentes de trabalho estão atuando em ritmo acelerado nas obras de recuperação da Ponte Minas Gerais após afundamento do pavimento, no dia 30 de janeiro. As obras deverão ser concluídas até a segunda quinzena de março.

Construída na década de 60, a ponte, com 240 metros de extensão, recebeu o reforço na armadura da laje e os serviços de remoção de toda a camada de asfalto.

Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Ideal Terraplanagem. A Prefeitura investe R$ 212.960,48 nas obras de recuperação.

Melhoria na iluminação

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos também concluiu, nesta terça-feira (6), a implantação de 30 luminárias de LED na ponte Minas Gerais.

A instalação da nova iluminação integra o Projeto Iluminar, que faz parte do Plano de Gestão. O programa teve início neste ano e prevê a substituição gradativa das 75 mil luminárias atuais de ruas e avenidas por LED, mais potentes e modernas.

Trânsito

Durante as obras, a ponte permanece totalmente interditada. O tráfego de veículos ocorre pela ponte Maria Peregrina, que passa por obras de duplicação e está em condições de absorver o tráfego de veículos à região norte e também à SP-50, que liga São José dos Campos ao distrito de São Francisco Xavier e à cidade vizinha de Monteiro Lobato.

Quem pretende chegar ao centro da cidade pode optar pelo trajeto via Rua Piraquara Club, Conde Francisco Matarazzo, ponte Maria Peregrina, seguindo pela Via Norte.

No sentido contrário, centro-bairro, a alternativa é seguir pela Via Norte, ponte Maria Peregrina, Conde Francisco Matarazzo e Rua Piraquara Club.

O monitoramento do fluxo de veículos na região continua por meio de câmeras e agentes de trânsito.