Ambulatório da Mulher tem mais consultas, diagnósticos e exames
Atualizado em 06/03/2018 - 18:45
Ambulatório da mulher
O Ambulatório da Mulher registrou aumento significativo no atendimento de um ano para outro - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Ambulatório da Mulher de São José dos Campos registrou um aumento significativo de atendimento no comparativo entre os anos de 2016 e 2017. A unidade mantida pela Prefeitura, em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) junto ao Hospital Municipal, teve uma ampliação no número de consultas, diagnósticos e exames em mulheres que buscam assistência no local.

O número de mamografias aumentou 225% - de 614 em 2016 para 1999 no ano passado. Os exames de colposcopia (colo do útero) saltaram mais de 700% em um ano – de 274 para 2.240 procedimentos.

Foram realizadas 4.793 avaliações cirúrgicas em 2017 e 3.367 em 2016 (42,3% a mais). Houve um aumento também na assistência a gestantes de alto risco: de 4.420 em 2016 para 7.954 pacientes no ano passado, contabilizando 80% a mais. Também foram realizados mais ultrassons – de 12.185 para 13.053, aumento de 7%.

Assistência às vítimas de violência

Para as mulheres vítimas de violência, o primeiro atendimento é sempre feito no pronto socorro do próprio HM ou na UPA, onde um ginecologista realiza os exames iniciais. O trabalho do Ambulatório da Mulher é acompanhar essas pacientes com assistência psicológica e social, administração dos medicamentos de longo prazo e todo o conforto que elas necessitam nesse momento delicado.

A unidade realiza ainda diagnóstico de câncer de mama e de colo uterino e faz contracepção em pacientes especiais (inserção de DIU). Uma ala do ambulatório, destinada exclusivamente para o atendimento das gestantes de alto risco, está equipada com aparelhos de ultrassonografia convencional, ultrassonografia morfológica (que permite visualizar o bebê), avaliação da translucência nucal e cardiotocografia (que mede os batimentos cardíacos do feto). As pacientes também recebem acompanhamento psicológico e nutricional.

Por mês, são cerca de 1.500 consultas médicas, 600 consultas de enfermagem e 40 consultas de psicologia.

Atendimento

O ambulatório atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Saigiro Nakamura, 540, na Vila Industrial (ao lado do Centro de Reabilitação Lucy Montoro), na região leste.