Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria da Saúde de São José dos Campos preparou uma programação especial com várias atividades que vão até a sexta-feira (9) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O foco das ações é a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, a violência contra a mulher, além da conscientização sobre a importância da atividade física para o bem-estar.
Estão programadas palestras, serviços de beleza, orientações, atividades físicas, oficinas de arte, apresentações de grupos teatrais e distribuição de folhetos e cartazes de orientação. Todas as UBS’s estão intensificando o exame preventivo de colo uterino e também solicitando a mamografia.
Nesta quinta-feira (8) está programada uma atividade no Centro da Juventude, das 17h às 22h, com o tema “Saúde da Mulher”. Nesta ação, que será desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, haverá distribuição de material informativo, apresentações artísticas e palestras.
Cada unidade básica preparou a própria programação com atividades diferenciadas. A UBS Nova Detroit, por exemplo, realiza na quinta-feira (8), a partir das 7h, uma caminhada com o objetivo de mobilizar as mulheres da comunidade e chamar a atenção para a importância da prevenção. No final, as participantes serão convidadas a participar de uma palestra sobre prevenção ao câncer de colo de útero.
Na UBS Altos de Santana a sala de espera estará tematizada com informações referentes à saúde da mulher e oferecerá nesta segunda-feira (5), até as 17h, serviço de corte de cabelo e sobrancelha com profissionais. A UBS do Jardim das Indústrias irá realizar na próxima quinta-feira (8), às 15h, uma palestra com nutricionista sobre alimentação para mulheres nos diferentes ciclos da vida.
Temas de palestras e bate-papos que também vão estar presentes nas UBS’s nesta semana são: a violência contra mulher, planejamento familiar, depressão e autoestima, práticas integrativas, alimentação saudável, entre outros.
As atividades têm o objetivo de sensibilizar a mulher sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, orientá-las de como identificar uma situação de violência, além de proporcionar uma semana com enriquecimento de conhecimentos sobre assuntos que são de extrema relevância para a construção de uma vida saudável e com foco na prevenção.
Programação especial
UBSs (de 5 a 9 de março)
Intensivo de exame de coleta de preventivo
Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508)
Dia 8
9h30 – Oficina “Mulheres”
Das 10h às 16h – Massoterapia
14h – Palestra: “O Papel Social da Mulher”
Dia 9
Das 10h às 11h - Dança do Ventre
10h às 16hs – Dia da Beleza
Corte de cabelos, designer de sobrancelhas, Esmaltação das unhas
14h – Dia da Beleza
Com limpeza de pele e dicas de maquiagem
Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos)
Dia 8
9h – Aulão Especial de Ritmos Latinos
10h – Bate Papo: Violência contra Mulher
Dia 9
9h – De frente com a nutricionista: “Mitos e Verdades sobre a Alimentação Feminina”
14h30 – Chá da Tarde (comunitário – traga um prato de salgado) com apresentação de Dança do Ventre
Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)
Dia 8
8h10 – Aulão especial: Mulheres de Ritmos
9h – Oficina especial com Equipe multidisciplinar trabalhando a questão da auto estima e valorização da mulher
Dia 9
8h – Roda de conversa com a nutricionista: Dicas nutritivas para alimentação da mulher
9h – Café da manhã especial em homenagem ao Dia da Mulher
Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana)
Dia 8
14 h – Peça teatral: A Linha do Tempo
Largo São Benedito
Dia 8
Praça Largo São Benedito, Centro
9h às 16h - Apresentações Culturais, Espaço de Beleza, Maquiagem e Ações Informativas da Saúde
Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)
Dia 8
17h às 22h – Tendas informativas
18h – Zumba
19h - Samba Rock
19h – Palestra: Famílias que Fazem a Diferença, abordando as questões do álcool e drogas
CRAS Parque Santa Rita (Praça Hélio Dias, 30)
Dia 8
13h - Roda de Conversa “Conhecer para combater”
LBV (Avenida Manuel Vieira 4219 – Res União)
Dia 9
8h30 - Roda de Conversa “Conhecer para combater”
Roda de Conversa
LBV “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher/ Assessoria de Políticas para Mulheres (evento fechado para mães da LBV)
CRAS Centro /CREAS/FUNDHAS Limoeiro (Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3346 – Limoeiro)
Dia 13
8h30 - Rodas de Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher/ Centro Dandara Horário
CRAS /CREAS região Centro (Rua Humaitá, 84 – Centro)
Dia 14
8h30
8h30 - Roda de Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher/ Centro Dandara
CRAS Vista Verde (Rua Cidade de Washington, 164)
Dia 14
8h30 - Roda de Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher
CREAS SUL (em conjunto com CRAS Anhembi e CRAS D Pedro)
Dia 15
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América
13h30 - Roda de Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher/ Centro Dandara
CRAS Norte/CREAS (Rua Alziro Lebrão, Alto da Ponte)
Dia 16
13h30 - Roda Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher/ Centro Dandara
CREAS Leste (Praça José Molina, Vila Industrial)
Dia 20
Roda de Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher/ Centro Dandara
Evento fechado para mães assistidas
CRAS Eugênio de Melo/CREAS (Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco)
Dia 22
14h30 - Roda Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher
CRAS Novo Horizonte/CREAS (Rua dos Pedreiros, 237)
Dias 26 e 27
8h30 - Roda Conversa “Conhecer para combater”
Conselho da Mulher
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.