Motoristas têm serviço gratuito de reboque de ônibus e caminhões
Atualizado em 11/04/2023 - 08:47
Mão na Roda 02 03 2018
Novo guincho "Mão na Roda" no Anel Viário - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

O atendimento a carros quebrados nas vias públicas de São José dos Campos foi reforçado a partir desta segunda-feira (5). O serviço de guincho “Mão na Roda”, mantido pela Prefeitura, passou a contar com mais um caminhão, ampliando o atendimento no Anel Viário e nos principais corredores da cidade.
Além de aumentar o volume de atendimentos aos carros, o guincho também chega com mais um diferencial. O novo caminhão, em função do tamanho e capacidade, permite rebocar ônibus e caminhões.
O “Mão na Roda” está à disposição para auxiliar os motoristas no período das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Fora deste período, o serviço também funciona inclusive aos finais de semana. Caso o veículo esteja interferindo na segurança ou prejudicando a fluidez do trânsito, basta acionar Central 156 ou 190.
O monitoramento é feito pelas câmeras no Centro de Controle Operacional de Trânsito, que permite identificar situações de risco ocasionadas por carros danificados parados na via.
Com apenas um guincho, agentes de trânsito auxiliaram mais de 900 motoristas em 2017.

Serviço
O Mão na Roda é um serviço gratuito, mas opera somente nos casos em que os veículos apresentam falha mecânica, falta de manutenção ou combustível em vias de grande circulação e, por isso, apresentam risco ao tráfego e aos outros motoristas. Nestes casos, os veículos são retirados e levados para locais seguros para que o proprietário possa contatar sua seguradora ou um guincho particular.

Novo visual
O guincho começa a circular com novidades que vão além do tamanho, capacidade e volume de atendimento.
O novo caminhão chega com uma caracterização diferenciada, com nova identidade visual com as cores oficiais do município, marcando os 20 anos de municipalização do trânsito em São José dos Campos.
Gradativamente, toda a frota utilizada por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana passará a circular com a nova estilização.