Fundhas recebe 270 novos alunos a partir do dia 12 de março
Atualizado em 05/03/2018 - 20:51
Fundhas Novos Alunos
om essa inserção, passa de 500 o número de crianças e jovens selecionados para os programas desenvolvidos pela Fundação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

Quase 300 famílias compareceram na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), neste último sábado (3), para efetuarem as matrículas de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos. As atividades socioeducativas começam no próximo dia 12, na instituição.

A seleção foi feita de acordo com o quadro de vagas disponíveis por unidade e região. Com essa inserção, passa de 500 o número de crianças e jovens selecionados para os programas desenvolvidos pela Fundação.

Wilson Aparecido Costa, 50 anos, morador do bairro Altos de Santana, na zona norte, é pai de Kauan Costa, 6 anos, e disse que estava há bastante tempo aguardando uma oportunidade. “Esse é um momento muito importante, o tempo na Fundhas estimula ainda mais o contato com outras crianças em um ambiente saudável. Conheço pessoas que passaram pela Fundhas e pelo Cephas e se desenvolveram pessoal e profissionalmente”.  

Thayse da Silva Costa, de 29 anos, moradora do Campos dos Alemães, na zona sul, ficou muito feliz ao saber que o filho também conseguiu uma vaga. “Eu estou achando essa oportunidade ótima. Espero que ele seja um profissional bem-sucedido e que ele alcance todos os sonhos e objetivos que ele tiver pra vida dele”.  

O filho de Thayse, Rafael da Silva Rodrigues, 6 anos, gostou de saber da novidade. "Eu quero fazer tudo, jogar bola, pular corda e aprender muito”, disse o menino.

Lúcia de Fátima Carvalho, 33 anos, moradora do Jardim Ismênia, conta que já tem dois filhos na Fundhas e ter conseguido a vaga para a filha, Emilly Rodrigues Flausino, de 12 anos, também foi uma oportunidade maravilhosa. “Agora que ela está na Fundhas vai poder aprender mais sobre as coisas que ela gosta de fazer, que são a dança e o teatro. Ela está empolgada demais. Com essa aprendizagem, acredito que ela vai ter um futuro bem melhor”, afirmou.  

Trabalho da Fundhas

A Fundhas atua no contraturno escolar, oferecendo atividades educacionais diferenciadas, como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Atividades esportivas e culturais fazem parte do dia a dia das crianças, que também aprendem a cuidar do meio ambiente.

Todas os atendimentos são totalmente gratuitos, incluindo as refeições, o uniforme e o transporte.  

Aos 15 anos, os adolescentes participam da formação profissional iniciada, momento em que podem optar por um dos cursos oferecidos pela fundação, entre auxiliar de fotógrafo, auxiliar de padeiro, barbearia, cabeleireiro, pizzaiolo, salgadeiro.

Após os cursos e aprovação em processo seletivo interno, os jovens têm a oportunidade do primeiro emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz. E, como aprendizes, são encaminhados às empresas  parceiras da Fundhas. Atualmente mais de 400 empresas de São José dos Campos têm parceria com a instituição, entre elas estão a Embraer, Johnson&Johnson e Leroy Merlin. Juntas, acolhem mais de 200 aprendizes.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas