Cephas fortalece a educação profissional entre os jovens
Atualizado em 05/03/2018 - 14:57
Integração das áreas de educação profissional
Gestores da Fundhas e Cephas recebem informações sobre integração - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

A partir deste mês de março, as gestões administrativa e pedagógica da Divisão de Empregabilidade da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) passa a ser integrada ao Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). O principal objetivo é articular e fortalecer a educação profissional entre os jovens de São José dos Campos.

Com essa integração, o Cephas passa a cumprir o que já estabelece o estatuto da Fundhas em seu artigo 13, incisos III, no que diz respeito à qualificação profissional.

O Cephas é uma instituição educacional implantada em São José dos Campos a partir de convênio entre os governos federal e municipal, através do PROEP/MEC (Programa de Expansão da Educação Profissional do Ministério da Educação, e tem como finalidade oferecer educação profissional por meio de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio, de acordo com a LDB 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Os cursos oferecidos pela Fundhas na Divisão de Empregabilidade se enquadram na categoria de formação inicial e continuada. Eles são disponibilizados em quatro unidades profissionalizantes sendo duas na região sul, uma na região norte e outra na região leste. Entre os cursos estão panificação, confeitaria, mecânica, elétrica, elétrica automotiva, auxiliar administrativo, webdesign, promoção de vendas, almoxarife, operador de telemarketing, hardware, mecânica de bicicletas e barbearia.

Além da formação profissional, os estudantes contam com apoio social, pedagógico e psicológico – o que continuará a ocorrer neste processo de integração.

O primeiro emprego

Após os cursos e aprovação em processo seletivo interno, os jovens têm a oportunidade do primeiro emprego -  através do Programa Jovem Aprendiz que, já em 2017, passou a ser administrado pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Como aprendizes, são encaminhados para as empresas parceiras e atualmente 388 jovens atuam em mais de trinta empresas de São José dos Campos, entre elas a Embraer, a Johnson&Johnson e a Leroy Merlin que somam o maior número de contratação de aprendizes.

Unidades Profissionalizantes

Região Norte