Caravana do Atleta Cidadão movimenta o Alto da Ponte
Atualizado em 04/03/2018 - 11:30
Caravana do Atleta Cidadão
A seletiva de futebol atraiu um grande número de candidatos no Alto da Ponte - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O figurino e o penteado lembram Neymar, craque da Seleção Brasileira. Inspirado no atacante, o garoto Ariel Eugênio, de 9 anos, acordou cedo neste sábado (3) para participar da Caravana Seletiva do programa Atleta Cidadão, no Centro Comunitário do Alto da Ponte, zona norte de São José dos Campos.

O sonho de Ariel é o mesmo de outros meninos e meninas que se inscreveram nas seletivas de futebol, futsal, handebol, ciclismo, vôlei, basquete, karatê e atletismo. “Fiquei um pouco nervoso, mas deu tudo certo. Quem sabe, no futuro, eu vire atleta como o Neymar”, afirmou o garoto.

O frio na barriga era compartilhado com os pais, que assistiam da arquibancada os pequenos em ação. “A gente fica tenso também”, disse o mecânico Eduardo Pablo de Lima, de 37 anos, que acompanhava o filho e o sobrinho na seletiva. “O programa é ótimo. Proporciona uma estrutura para as crianças evoluírem pelo esporte”, disse.

A Caravana do Atleta Cidadão movimentou também as crianças e adolescentes do handebol. O esporte reuniu dezenas de praticantes pela manhã. “Pratico com os amigos na escola, mas quero me aprofundar mais agora”, contou Sara Manoela, de 13 anos.

A etapa do Alto da Ponte foi a primeira parada da equipe de recrutadores do programa, que visitará quatro locais neste mês. As próximas serão no Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães, zona sul (dia 10), Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira, na zona leste (dia 17), e Centro Poliesportivo João do Pulo, zona sul (dia 24).

Inscrição

Para participar, os candidatos devem levar documento de identidade original, estar acompanhados de um responsável e trajar roupa apropriada para a prática da modalidade. É recomendado chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Os candidatos que se destacarem serão pré-selecionados e vão passar por um período de treinamentos com as equipes do programa. Se evoluírem em relação ao rendimento, serão efetivados.

Caso não seja escolhido, o candidato pode comparecer às próximas edições da Caravana. Horários, faixas etárias e pré-requisitos para participar das avaliações nos outros três locais estarão disponíveis no site da Prefeitura.

As caravanas tiveram início em 2017 para dar visibilidade ao Atleta Cidadão, programa criado em 1999 e responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

Ao todo, 1.183 crianças e adolescentes são integrantes efetivos do programa em 23 modalidades.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×