São José tem 440 mil pessoas imunizadas contra a febre amarela
Atualizado em 02/03/2018 - 19:16
Vacina Febre Amarela - UBS Vila Maria
Mais de 70% da população já está imunizada contra a febre amarela em São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Um novo balanço divulgado nesta sexta-feira (2) sobre a campanha estadual de vacinação contra a febre amarela em São José dos Campos aponta que 440.992 pessoas já estão imunizadas contra a doença no município. Esse número corresponde a 74,24% do público-alvo.

Somente na campanha fracionada estadual, que começou no dia 25 de janeiro, foram imunizadas 311.992 pessoas. Deste total, 288.208 receberam a dose fracionada de 0,1 ml e 23.784 a dose padrão de 0,5 ml. Somando com a estimativa de 129 mil pessoas vacinadas nos últimos 10 anos, a cidade está bem próximo do público-alvo elegível para a vacina, que é de 594 mil pessoas.

Nesta sexta-feira (2) o Governo do Estado anunciou a prorrogação da campanha até o dia 16 de março. No entanto, a Prefeitura já havia anunciado que a vacinação continuará normalmente e entrará na rotina das unidades básicas de saúde. As doses continuarão sendo aplicadas das 9h às 15h – durante 6 horas, para evitar perdas.

Durante a campanha, além das 40 unidades básicas abertas, também foram realizadas vacinações em postos volantes, como universidades, escolas, indústrias, áreas públicas de grande concentração, igrejas e hospitais públicos e privados. Mais de 1.000 servidores municipais estiveram mobilizados para a campanha, inclusive durante três finais de semana.