Prefeitura faz parceria com Estado para construir mais duas escolas neste ano
Atualizado em 02/03/2018 - 20:07
Creche Sta Edwiges
A Emei Profª Maria Leonor de Campos Mota Miranda, no bairro Santa Edwiges, atende cerca de 250 crianças desde setembro de 2017 - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A rede de ensino infantil de São José dos Campos irá ganhar mais duas novas unidades. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, irá construir as escolas infantis para atender crianças das regiões leste e sul da cidade. No total, as famílias moradoras dos bairros Paineiras I, na região leste, e Bosque dos Eucaliptos, na sul, serão contempladas com cerca de 600 vagas para o próximo ano letivo.

As escolas irão atender crianças com idade entre 0 e 3 anos. Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local. O projeto das obras e o cronograma de atividades está sendo definido pela Prefeitura.

Em 2017 foram entregues para a população quatro novas unidades infantis. Atualmente as escolas atendem cerca de 1.500 alunos dos bairros Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Novas vagas

A rede de ensino de São José passa por obras de construção e ampliação das escolas. Essas melhorias deverão gerar 3.880 novas vagas na educação infantil, quase 200 a mais do que já foi gerada pela Prefeitura no último ano.

Neste primeiro semestre, cerca de 1.000 vagas serão disponibilizadas para as famílias moradoras das regiões leste e sudeste da cidade. Destas, cerca de 750 vagas são para os moradores do Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. As aulas na nova unidade, que passa por finalização, devem começar em março.

Já na região leste, o bairro Setville Altos de São José receberá uma nova unidade, que está em construção. Mais de 200 crianças serão atendidas no local, que é de responsabilidade da Setcorp Empreendimentos, responsável pelo investimento como contrapartida de seu negócio imobiliário.

Outras seis escolas infantis deverão passar por reforma e ampliação durante este ano em toda rede. As melhorias incluem ampliação de salas de aula, reformas nos banheiros, refeitórios e áreas de recreação das escolas e readequação dos espaços das unidades.

Escolas que terão reforma e ampliação

- Emei José Antero Cursino dos Santos (Jardim Satélite)

- IMI Dimeia Maria Ferreira Diniz  Endo (Campo dos Alemães)

- NEI Jardim Morumbi (Jardim Morumbi)