Prefeitura fará mutirão de catarata e consultas oftalmológicas
Atualizado em 05/03/2018 - 10:50
Mutirão Catarata 02/03/2018
A previsão é ofertar, nos próximos 6 meses, 6.000 consultas e 2.000 cirurgias, com investimento de R$ 1,815 milhão neste período - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar um mutirão de cirurgias de catarata e consultas de oftalmologia para reduzir o tempo de espera dos pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A previsão é ofertar, nos próximos 6 meses, 6.000 consultas e 1.000 cirurgias, com investimento de R$ 1,815 milhão neste período.

A Prefeitura fará o credenciamento de empresas médicas interessadas na prestação dos serviços. O credenciamento tem prazo de 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os procedimentos devem começar ainda no mês de março.

Tanto o prestador credenciado no mutirão de cirurgia de catarata quanto nas consultas oftalmológicas seguirão as regras e orientações estabelecidas pela Secretaria de Saúde.

O reforço em cirurgias e consultas ocorre paralelamente ao contrato em vigor com o Hospital Próvisão, que já realiza assistência em regime hospitalar, ambulatorial e apoio diagnóstico e terapêutico em oftalmologia para pacientes do SUS.

A regulação e liberação dos procedimentos serão feitos pela Secretaria de Saúde por meio do DRC (Departamento de Regulação e Controle).

No caso do mutirão de catarata, os pacientes encaminhados ao prestador farão os exames e a avaliação pré-operatória na rede municipal de saúde.

Já as consultas médicas em oftalmologia abrangem os seguintes quesitos: anamnese, inspeção, exames de pupilas, medida de acuidade visual, refração, retinoscopia, biomicroscopia do segmento anterior, exame sumário da motilidade ocular, ceratometria, fundoscopia, tonometria e teste de visão de cores.

A consulta inclui a realização dos seguintes exames adicionalmente, a critério do médico oftalmologista, sem majoração no valor estipulado: paquimetria ultrassônica, USG de globo ocular, campimetria, curva de pressão ocular, mapeamento de retina, microscopia especular, potencial de acuidade visual, retinografia colorida binocular, retinografia fluorescente binocular, teste ortóptico e topografia computadorizada de córnea.

O requerimento e documentos necessários ao credenciamento deverão ser entregues e protocolados na Divisão de Compras e Licitações da Saúde da Prefeitura, situado na Rua Óbidos, 140 – Parque Industrial, das 8h15 às 17h, de segunda a sexta-feira.