Equipe do Cephas participa de Competição Mundial de Robótica nos EUA
Atualizado em 02/03/2018 - 20:01
Cephatron
Nesta temporada a equipe do Cephatron #1860 participará da competição com um grupo de 24 pessoas, incluindo alunos do Cephas, professor responsável, mentores e voluntários - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Fundhas

A equipe do Cephatron #1860, do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), embarca no próximo dia 13 de março para Nova York, nos Estados Unidos, para participar de mais uma competição da First Robotics.

A competição internacional reúne times de escolas de ensino médio, empresas e universidades do mundo todo com o objetivo de desenvolver a solução para um desafio de engenharia proposto em um ambiente de jogo. A competição acontecerá nos dias 14 a 17 de março.

Nesta temporada a equipe do Cephatron #1860 participará da competição com um grupo de 24 pessoas, incluindo alunos do Cephas, professor responsável, mentores e voluntários.

A participação dos alunos do Cephas nesta competição internacional acontece por meio do Projeto Interdisciplinar Cephatron, com o apoio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), de empresas patrocinadoras, como Boeing, Johnson & Johnson, Novelis, NCR Foundation, FESMO, entre outras.

Desafio 2018

Na temporada de 2018, o tema é First® Power up, um jogo de videogame onde os robôs devem pegar cubos de “poder”, posicioná-los em gangorras altas e baixas e escalar uma barra de dois metros de altura, jogando com outros dois robôs em uma aliança para derrotar o adversário.

Todas as tarefas devem ser executadas em duas horas e trinta minutos, sendo que quinze minutos de operação 100% autônoma e as outras duas horas e quinze minutos com controle por pilotos.

Prêmios conquistados

Desde 2006 (ano da primeira competição) até 2016, o Cephas vem conquistando muitos prêmios para São José dos Campos nessas competições. No total, foram 17 honrarias em diferentes categorias.

Em 2013, conquistou o Entrepreneurship Award Sponsored by Kleiner Perkins Caufield and Byers, uma categoria que avaliou o plano de negócios desenvolvido pela equipe, com foco na visão empreendedora. No ano seguinte, em 2014, a escola recebeu o Judges Award; e, em 2015, os prêmios Design Award Sponsored by General Motors e o Deans List Award.

Já em 2016, o time de robótica do Cephas conquistou dois prêmios na competição realizada no Texas (EUA): o Chairman’s Award, considerado o melhor prêmio da competição mundial, e o Judges Award.

First Robotics

A First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) foi fundada em 1989 pelo cientista Dean Kamenm para criar programas inovadores que promovam a matemática, a ciência e tecnologia entre os jovens.

Sobre o Cephas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) está localizado na região sul na rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos. O telefone é (12) 3934-1995.

O Cephas é uma instituição educacional mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), e tem como finalidade oferecer educação profissional por meio de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e cursos técnicos de nível médio.